ABC

Santo André troca garrafa pet por ração em drive-thru dia 25

A próxima edição do Moeda Pet, programa que permite trocar garrafas PET por ração, será realizada no dia 25 de julho (sábado), das 10h às 15h, no estacionamento do Paço Municipal de Santo André. Assim como ocorreu no mês passado, o munícipe poderá fazer a troca em formato drive-thru, sem a necessidade de sair do carro.

Cada quilo de garrafa plástica é trocado por um quilo de ração. Quem participa pode levar o alimento para casa ou fazer a doação no local, que será destinada para a Uapa (União Andreense Protetora dos Animais), entidade que faz a distribuição entre os protetores independentes cadastrados.

Vinte garrafas pet de dois litros, ou 26 de um litro, equivalem a um quilo de ração, mas quem não conseguir juntar essa quantia pode apenas ir doar as garrafas que acumulou. Neste caso, toda a arrecadação de rações será revertida para as protetoras.

Na primeira edição em formato drive-thru, realizada em 10 de junho, 380 quilos de ração foram trocados por garrafas e levados pelos munícipes. Outros 98 quilos de ração foram doados para as protetoras. Desde a primeira edição do Moeda Pet, no dia 1º de dezembro do ano passado, 1,6 tonelada de ração já foi trocada por garrafas.

O Moeda Pet é uma ação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, que conta com parceria da farmácia de manipulação veterinária Farma Bichos e do Dr. Vet Hospital Veterinário.

A iniciativa também conta com o apoio do Departamento de Vigilância à Saúde, do Banco de Rações do Fundo Social de Solidariedade e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que encaminha todo o reciclável arrecadado para as cooperativas de reciclagem, onde o material é comercializado e gera renda para as pessoas pertencentes às cooperativas.

Foto: Helber Aggio/PSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *