Santo André mostra o melhor da cidade no Portal Turismo

Um dos setores mais afetados pela restrição de atividades e circulação durante a pandemia da covid-19, o Turismo é responsável por 8,1% do PIB (Produto Interno Bruto) e gera renda para 7 milhões de brasileiros. Segundo dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o setor registrou prejuízo de R$ 485,1 bilhões desde o agravamento da pandemia do novo coronavírus no país, em março de 2020, até janeiro de 2022, mais da metade ficou concentrado nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Retomar o setor é necessário e fundamental para aquecer a economia. Ou melhor, é uma maneira mais rápida e de baixos custos para ter suas atividades ampliadas. Mas, nem todos os gestores olham com carinho para o Turismo. Em Santo André, a visão do prefeito Paulo Serra e o secretário de Desenvolvimento e Geração de Renda, Evandro Banzato é de que o Turismo deve sim ser uma aposta e precisa receber a atenção necessária para crescer.

E não é o Turismo de outros países ou cidades, é o interno, de passeios cursos e eventos de destaque o ano todo. Para isso, a Prefeitura de Santo André lançou nesta quinta-feira, 31 de março, o Portal Turismo Santo André (www.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre), que vai mostrar a cidade para os moradores e para todo o Brasil.

E você sabe o que Santo André tem atrações que recebem turistas o ano todo? Sim, Paranapiacaba lidera as visitações, com cerca de 250 mil pessoas por ano. A escola parque Sabina já é tradição entre crianças de toda a região é recebe 130 mil visitantes por ano. E a cidade também conta com o maior centro de Umbanda de São Paulo, responsável pela visitação de 100 mil pessoas por ano.

Além destas atrações, a cidade conta com ótimas opções gastronômicas, sendo destaque em todo o ABC. A gastronomia engloba de fast-foods arestaurantes de chefs renomados. A rede hoteleira também é outro destaque da cidade. E tudo isso está no Portal Turismo.

“Tudo aquilo que Santo André possui em termos de serviços para o turista e de atrações foi organizado e recebeu um envelopamento novo, moderno, contemporâneo para dar proporcionar a todos acesso às informações de maneira rápida e fácil. O turismo foi um dos campos mais afetados pela pandemia e a gente está muito feliz de celebrar o retorno de tantas áreas. Esse portal representa mais um simbolismo de que a gente vai voltar à normalidade, que estamos vencendo essa guerra e a cidade aproveitou esse tempo para ficar mais organizada para colher esses bons frutos”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a ideia é que dentro do portal, o turista que está na cidade, seja para lazer, a trabalho ou mesmo visitando alguém, possa em um único canal encontrar tudo o que ele precisa para aproveitar Santo André, ter uma boa estadia e quem sabe até ficar mais tempo na cidade e na região, fomentando o setor como um todo.

Banzato acrescentou que o turismo é um setor que impacta uma cadeia gigantesca de atividades, como alojamentos, alimentação, transporte, eventos, e emprega mão de obra muito significativa que atende todo esse setor. “Então o compromisso da gestão e da nossa secretaria em conjunto com as demais, é justamente garantir que todas essas atividades ligadas ao turismo voltem a atrair e gerar cada vez mais emprego e renda, fomentando investimento em toda a nossa região”, frisou.

Para o assessor técnico de gabinete da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vanilson Fickert, o portal representa um grande salto de qualidade no segmento de turismo no município de Santo André, que tem uma das maiores jóias do Estado de São Paulo: Paranapiacaba. “Esse portal vem ao encontro do que a secretaria já busca, que é criar ambientes de negócio, gerar emprego , renda e desenvolvimento. Esse portal vai ajudar bastante a tornar Santo André conhecido do turista paulista, de outros estados e até internacionalmente”, disse.

 

 

Novas empresas

 O portal Turismo Santo André já conta com várias empresas prestadoras de serviços no segmento, cadastradas pela Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, pasta responsável pelo portal. Mas o cadastramento, que é gratuito, continua. Basta preencher a ficha cadastral disponível no site ou acessar o link do cadastro municipal de turismo:  https://www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre/cadastur-santo-andre/

“É uma oportunidade para que todos os estabelecimentos envolvidos com o segmento, como restaurantes, hotéis, locadoras de automóveis, agências de viagem, possam divulgar seus serviços, sem custo. E com o portal, o turista passa a ter acesso a um amplo leque de produtos e serviços que a cidade está oferecendo aos seus visitantes”, disse Banzato.

 

Foto: Alex Cavanha

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *