ABC

Quarteirão da Saúde retoma atendimento de forma gradual

Com o retorno do atendimento do Ambulatório de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS), em Diadema, os pacientes que aguardavam consulta antes da pandemia voltaram a passar pelas especialistas a partir de 11 de maio. A medida é gradativa e tem o objetivo de atender às necessidades de saúde dos pacientes crônicos.

Estão sendo chamados os pacientes com prioridade clínica mediante avaliação da equipe de médicos reguladores. O aviso para comparecer ao agendamento é realizado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do usuário. Até 15 de junho, foram realizados 1.268 atendimentos, o que representa 63% dos agendamentos para o período.

“Nesse primeiro mês, o absenteísmo chegou a 37%, um índice que, neste momento, faz sentido, considerando a recomendação de isolamento social. Entendemos isso como um cuidado e reflexo da prudência dos munícipes diante do cenário de pandemia”, explicou o coordenador da Atenção Especializada Ambulatorial, Flavius Albieri.

Como funciona

Dentre as especialidades que iniciaram atendimento, estão alergologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia infantil, enfermagem, hematologia, nefrologia adulto, neurologia adulto, nutrição, ortopedia, otorrinolaringologia, reumatologia e urologia. A oftalmologia atende casos de urgência e retomará a agenda posteriormente. Os exames endoscópicos e de tomografia estão restritos a pacientes internados no Pronto Socorro e Hospital Municipal. Permanecem suspensos os serviços de acupuntura, pelo contato profissional/paciente, e de teste ergométrico, pela geração de aerossóis no ambiente.

Os atendimentos são realizados a cada hora, diminuindo o volume de pacientes no serviço, com realização de triagem na entrada. A triagem permite o ingresso do paciente no serviço apenas 15 minutos antes do horário de agendamento, com uso de máscara caseira e após higienização das mãos com álcool gel. Não é autorizada a entrada de acompanhantes, exceto nos casos previstos em lei. O piso da área externa foi sinalizado para que a população respeite o distanciamento de 1,5m e as cadeiras no interior do Quarteirão da Saúde estão sinalizadas para que um usuário não sente próximo a outro.

Trabalhadores administrativos, médicos e equipe de enfermagem que prestam atendimento aos pacientes utilizam os equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados como máscara, avental e escudo facial.

Gestantes

O fluxo de exames específicos do pré-natal é realizado em andar distinto das consultas, a fim de preservar as gestantes. Portas e janelas estão sempre abertas em todas as áreas comuns e consultórios médicos. Além disso, os atendimentos médicos são agendados também a cada 60 minutos para que não ocorra encontro entre pacientes e não haja aglomeração em sala de espera.

O secretário municipal da Saúde, Luís Cláudio Sartori, ressaltou ainda que a iniciativa está em constante avaliação. “O plano de retomada dos serviços de saúde prevê um retorno gradativo à normalidade, sempre considerando a evolução da pandemia, a situação epidemiológica do município e a segurança de trabalhadores e munícipes”, afirmou.

Serviço:

Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS)

Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.

Foto: Thiago Benedeti/PMD

One thought on “Quarteirão da Saúde retoma atendimento de forma gradual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *