Bem Estar

Professores devem ser o segundo grupo a receber a vacina contra covid em SP

Os professores das redes estadual, municipal e privada devem ser o segundo grupo a receber a vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech e em testes no Brasil. Esta foi a afirmação do secretário estadual da Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, nesta segunda-feira, 05 de outubro, em coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes.

“Precisamos ter o maior número possível de vacina para imunizar uma quantidade maior de pessoas”, disse o secretário. Assim, reforçou, será  possível proteger a população. A definição dos grupos, ressaltou Gorinchteyn, será feita em parceria com os técnicos do  Ministério da Saúde, mas poderá ou não ser acatada pelo Estado.

O primeiro grupo,  ressaltou o governador João Doria, já está definido que será o de profissionais da área da saúde.  Depois dos professores, será a vez dos portadores de doenças crônicas. Mas, ainda não foram definidas quais as doenças que serão priorizadas para a vacinação.

Doria voltou a confirmar que a data de 15 de dezembro para o início da vacinação do Estado de São Paulo está mantida.  O diretor do Instituto Butantan, que vai produzir a coronavac no Brasil, Dimas Covas, disse que o local deve iniciar ainda este mês a fabricação das primeiras 5 milhões de doses. “Estamos só esperando a matéria-prima chegar para dar início”. Diferente da de Oxford, que está em testes em parceria com o a Fiocruz, e teve o adiamento da chegada do primeiro lote de dezembro para janeiro, as datas da Coronavac estão mantidas.  Até o fim de dezembro, 46 milhões de doses estarão disponíveis para São Paulo.

Foto: Divulgação Governo do Estado de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *