ABC

Primeiro campo de futebol do Brasil é entregue restaurado em Paranapiacaba

A Prefeitura de Santo André entregou neste sábado, 22 de julho, durante a abertura do 22º Festival de Inverno de Paranapiacaba, o restauro do campo de futebol do clube União Lyra Serrano, considerado o primeiro com medidas oficiais do país.

Além da entrega do campo, foi inaugurado o Memorial Charles Miller, que conta a história sobre o pai do futebol no Brasil e um dos principais responsáveis pela chegada do esporte ao país. O equipamento conta com imagens, textos e objetos de época que exploram a relação da vila inglesa com o futebol, que se transformou ao longo dos anos em uma paixão nacional.

O prefeito Paulo Serra, que participou da entrega do campo de futebol e do Memorial Charles Miller, destacou o valor simbólico destes equipamentos públicos. “Hoje é uma data histórica, pois representa não apenas uma entrega, mas locais que vão resgatar a história, receber apaixonados por futebol e, acima de tudo, agregar no nosso potencial turístico da Vila de Paranapiacaba”, destacou.

Familiares de Charles Miller estiveram presentes na cerimônia de entrega do campo e do memorial. Giovana Miller, bisneta de Charles, foi uma das pessoas que viram de perto a história que Paranapiacaba guarda. “É uma grande honra, não apenas para mim, mas para toda a nossa família esse importante resgate histórico, e que certamente será um local para manter vivo este legado”, afirmou.

O processo de restauro do campo incluiu recuperação da arquibancada de madeira, com a preservação dos elementos originais do espaço. Além disso, os trilhos de trem que servem como base para o alambrado também foram recuperados, bem como a drenagem do campo, que foi totalmente substituída. Os vestiários antigos deram espaço a dois sanitários que atenderão aos torcedores que estarão na arquibancada de madeira

Para atender às necessidades atuais dos jogadores, foi necessário a construção de novos vestiários, tribuna com função de mirante acima dos vestiários, muro de gabião com dupla função – contenção e arquibancada, e mais um sanitário.

A restauração do campo de futebol do Clube União Lyra Serrano foi iniciada em fevereiro de 2021 e realizada com recursos do PAC Cidades Históricas da ordem de R$ 3,9 milhões. Já o memorial Charles Miller contou com investimento de R$ 20 mil.

 

 

História  

É atribuída a Charles Miller, filho de funcionários da São Paulo Railway (SPR) e posteriormente funcionário da empresa, a maior parte da responsabilidade pela introdução do futebol no Brasil. Por isso, não é possível negar que os primeiros passos do esporte no país estão relacionados com os ingleses que trabalhavam na estrada de ferro e com a Vila de Paranapiacaba.

Charles William Miller era filho de pai escocês, John d’Silva Miller, que veio para o Brasil para trabalhar na São Paulo Railway Company, e de mãe brasileira de ascendência inglesa, Carlota Antumes Fox. Aos 10 anos foi estudar na Inglaterra, onde aprendeu a jogar futebol e atuou também como árbitro e dirigente. Ao retornar para o Brasil, uma década depois, foi trabalhar com seu pai na ferrovia.

Na bagagem trouxe duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com regras de futebol, uma bomba para encher bolas e uniformes usados. No dia 14 de abril de 1895 realizou-se a primeira partida de futebol do país no Brás, em São Paulo, entre as equipes da Companhia de Gás de São Paulo e a Companhia Ferroviária de São Paulo. O time de Charles Miller venceu por 4 a 2.

Mas antes disso, em 1894, na Vila Inglesa de Paranapiacaba,  o primeiro campo com medidas oficiais do Brasil, o campo do Serrano Athletic Club, começou a ser utilizado. O Serrano Atlhetic Club era formado por ferroviários da São Paulo Railway e chegou a enfrentar grandes times do futebol paulista como Santos e Corinthians. Um dos jogos que é o orgulho da história do clube é a histórica vitória sobre o Corinthians, por 2 a 1, em julho de 1925.

Em 1936, o Serrano A.C. se uniu à Sociedade Recreativa Lyra da Serra, formando o Clube União Lyra Serrano.

 

 

FIP

 A 22ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba começou neste sábado e conta com mais de 60 atrações e 300 artistas de Santo André e da região metropolitana. O público poderá curtir uma programação cultural diversificada com música, apresentações teatrais e performances artísticas. O evento será realizado nos dias 22, 23, 29 e 30 de julho.

Samba, MPB, forró, moda de viola, rock, ska, maracatu, punk, hip hop, até o fuzz, o jazz experimental e o reggae são alguns dos estilos musicais que ressoarão pela vila inglesa. A programação completa está disponível no site www.santoandre.sp.gov.br/fip

Nos quatro dias de FIP, as apresentações começam às 11h e vão até as 18h, distribuídas em seis pontos principais: os palcos Mercado e da Rua Direita, o Coreto, o Espaço Viradouro, a Biblioteca Ábia Ferreira Francisco e a quadra da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Paranapiacaba. Também haverá apresentações itinerantes pelas vielas centenárias da Vila.

Todas as atrações e atividades do festival são gratuitas, sendo apenas sugerida a doação de alimentos não perecíveis ou itens para a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade.


Fotos: Eduardo Merlino/PSA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *