ABC

Prefeitura confirma venda da Ford para construtora

A prefeitura de São Bernardo divulgou hoje que a área da Ford foi vendida para a Construtora São José pelo valor de R$ 550 milhões.  O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC não foi avisado da transação e ainda aguarda uma comunicação oficial por parte da montadora.

Segundo o prefeito Orlando Morando, o plano dos compradores é instalar uma montadora no local e abrir assim novos empregos. O prefeito foi informado pelos diretores da construtora sobre o investimento no terreno, detalhando que, caso a possibilidade de não viabilizar a chegada de uma montadora no local, o projeto será trabalhado para a instalação de uma empresa do setor logístico.

De acordo com o Plano Diretor da cidade, o espaço terá de ser utilizado para atividades industriais ou de logística.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, disse que não houve um aviso prévio da Ford para os trabalhadores. “A Ford havia se comprometido a informar o Sindicato em relação ao destino desta planta. Até este momento, nenhum contato foi feito pela direção da Ford com o Sindicato depois da última posição. O Sindicato espera que a Ford cumpra seu compromisso e não repita o que aconteceu em fevereiro do ano passado em relação ao anúncio de fechamento da fábrica”, ressalta Santana.

O ex-prefeito e ex-presidente do Sindicado, Luiz Marinho, teme o local tenha um destino diferente do prometido “Esperamos de verdade que essa área da Ford continue sendo destinada para a indústria. Nossa cidade, que já perdeu a Ford e outras empresas e empregos, não pode permitir que áreas industriais sejam destinadas para a especulação imobiliária. No meu governo trabalhei muito para evitar que espaços reservados para atividades industriais virassem áreas residenciais, mas parece que o atual prefeito não está preocupado com isso”, disse Marinho.

Fechamento

Em fevereiro do ano passado, a Ford anunciou e que encerraria a produção de caminhões na cidade, em uma operação que foi consolidada em outubro. A unidade tinha cerca de 2,7 mil funcionários no anúncio de encerramento das atividades. A fábrica de São Bernardo foi adquirida pela Ford há 52 anos.

Na ocasião, o Ministério Público do Trabalho foi acionado, além das esferas do governo do Estado e Federal para impedir a perda dos empregos.

Construtora

A cidade de São Bernardo já efetuou um negócio de geração de empregos e lucrativo com a Construtora São José. Trata-se da construção do Shopping São Bernardo Plaza, localizado na Avenida Rotary, dentro de um terreno de 105 mil metros quadrados.

O empreendimento foi inaugurado com um investimento aproximado de R$ 32 milhões, e impulsionou a cadeia de empregos, uma vez que conta com aproximadamente 200 lojas, além de outros setores empregatícios. No local, funcionava a fábrica da Brastemp, que deixou São Bernardo em 2001. Na ocasião, foram perdidos 1,1 mil empregos diretos.

Foto: Gabriel Inamine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *