ABC

Prefeitos do ABC vão seguir medidas do Estado, mas podem ampliar restrições

Em nota, o Consórcio Intermunicipal do ABC afirmou na tarde desta segunda-feira, 30 de novembro, que os prefeitos das sete cidades do ABC (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) vão seguir a determinação do governo estadual que regrediu a região para a fase amarela do Plano São Paulo. Existe ainda a possibilidade de que cada administração possa enrijecer ainda mais as ações para conter o avanço do novo coronavírus.

 

O ABC estava desde o dia 10 de outubro na fase verde, com menos restrições antes da normalidade. Mas, nos últimos 15 dias, o aumento dos casos e da ocupação dos leitos de UTI, que chegou a 80% em algumas cidades, acendeu o alerta. Na semana passada, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, já havia decretado a proibição de eventos com música ao vivo. Orlando Morando, de São Bernardo, restringiu ainda mais, proibindo atividades do setor de lazer, como cinemas e teatros e reduziu a capacidade de prestadores de serviços e comércios.

 

Veja a nota completa:

“ O governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (30/11), a reclassificação do Plano São Paulo, que trata da reabertura gradual da economia.

 

Com a nova classificação, não apenas o Grande ABC, mas todo o Estado de São Paulo passou para a fase 3 – amarela (de flexibilização). Desde 10 de outubro, a região estava na fase 4 – verde (de abertura parcial), com menores restrições.

 

O prefeitos do Grande ABC se reuniram, em assembleia geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, e decidiram que vão seguir as medidas propostas pelo Governo do Estado. Cada prefeitura poderá, eventualmente, enrijecer as ações de prevenção conforme as peculiaridades de cada município.

 

A próxima assembleia de prefeitos está marcada para a próxima segunda-feira (7/12), com o objetivo de analisar os próximos dados a serem anunciados pelo governo estadual.

 

As prefeituras do Grande ABC reiteram que a população deve continuar colaborando com o isolamento social e seguindo os protocolos de higiene, com o objetivo de reduzir a contaminação pelo novo coronavírus e evitar a sobrecarga no sistema de saúde nos municípios.”

Foto: Divulgação Consórcio Intermunicipal do ABC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *