ABC

Prefeitos do ABC definem segunda -feira se aulas nas redes municipais serão canceladas

Os prefeitos do ABC (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) se reúnem na próxima segunda-feira, dia 03 de agosto para definir como ficará a volta às aulas presencias na região. A reunião do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC estava programada para amanhã, sexta, mas precisou ser adiada para a segunda. Hoje, os secretários de educação das sete cidades vão se reunir para discutir os protocolos para a volta.

A tendência, conforme foi apurado pelo Eagle News, é que as aulas presenciais nas redes municipais sejam canceladas este ano e que sejam mantidas apenas remotamente, de forma online. Mas, a definição deve sair apenas na segunda. As cidades têm autonomia para definir a data de retorno na rede municipal. Nas estaduais e particulares, vale o que for determinado pelo governo estadual.

Ontem, o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, comunicou que a rede municipal da cidade não retorna este ano. Em São Caetano, Santo André e São Bernardo, os prefeitos disseram que ainda não é seguro a volta e não vão autorizar a presença dos alunos nas escolas no dia 8 de setembro, mas não disseram que serão canceladas.

Particulares

As prefeituras não podem proibir a volta da rede particular assim que for liberado pelo Estado. Porém as administrações podem criar protocolos mais rígidos para permitir que as escolas particulares voltem a funcionar com os alunos. E esta é a perspectiva.  O Consórcio estuda criar protocolos diferenciados para cada ciclo escolar. A preocupação maior é em relação aos alunos menores, de até 5 anos.  As prefeituras também sabem da importância da volta para os alunos que vão prestar vestibular.

O governador João Doria disse ontem que na semana que vem irá confirmar ou não a volta das aulas presenciais para 08 de setembro. Na segunda, o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares apresentará o plano de retorno e as alterações do calendário escolar 2020.

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *