Economia

Pós-Balsa recebe mutirão do emprego e empreendedorismo nesta terça

Levar ações que fomentem a economia e geração de emprego às diversas regiões de São Bernardo e em um mesmo espaço é uma das prioridades da Prefeitura. Nesta terça-feira, 28 de março, é a vez da região do Pós-Balsa receber o Mutirão do Emprego e Empreendedorismo.

Distante cerca de 30 quilômetros do Cento da cidade, a população do bairro terá das 10h às 16h, em formato de ação itinerante na região do Pós-Balsa (Estrada do Rio Acima, 6.242, nas dependências do Centro Social Maximiliano Kolbe), diversos serviços e cerca de 225 vagas de emprego.

Na lista de serviços oferecidos pelo programa estão atendimento móvel da Sala do Empreendedor de São Bernardo, van da CTR (Central de Trabalho e Renda), com oferta de vagas de emprego, e van do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que traz analistas do escritório regional do órgão.

Entre as vagas ofertadas estão assistente de compras, atendente balconista, ajudante de carga e descarga de mercadoria, auxiliar administrativo, auxiliar de linha de produção, auxiliar financeiro, churrasqueiro, controlador de acesso, eletricista, inspetor de qualidade, mecânico de empilhadeira, operador de guincho, operador de telemarketing, pedreiro e porteiro.

“Essa é mais uma vertente do nosso compromisso de priorizar a criação de oportunidades de emprego e renda em São Bernardo. Temos agido amplamente para aquecer a atividade econômica na cidade, estimular o investimento privado e impulsionar a geração de trabalho. Neste modelo, o município vem colhendo frutos positivos em todos os cenários”, alegou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami. A concentração das atividades e vagas com fácil acesso à população faz parte do governo do prefeito Orlando Morando.

A última edição do programa aconteceu em fevereiro no Parque São Bernardo, na região do Montanhão. A programação de atividades segue cronograma a cada 45 dias.

 

Números

O ambiente favorável do município rende reflexos diretos na geração de empregos. Os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram São Bernardo entre as 20 cidades do Brasil que mais empregaram em 2022. Em relação ao modelo de negócio, o principal registro de natureza jurídica de novas empresas na cidade trata de MEIs (Microempreendedores Individuais), que respondem por 15.438 (75%) das firmas abertas no ano passado

 

Foto: Gabriel Inamine /PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *