Economia

Para Doria não é possível falar em flexibilizar a economia com 48% de isolamento

Em entrevista coletiva realiza hoje no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria afirmou que existe a possibilidade real de a flexibilização da economia não ter início do próximo dia 11 de maio, como previsto. “Não é possível falar em flexibilizar a economia com um índice de isolamento em apenas 48%”, disse o governador.

O governador disse também que pode haver um rigor maior na quarentena se o número de pessoas infectadas pelo vírus tiver um aumento expressivo nos próximos dias, mas não detalhou como seria. Já, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, afirmou que não descarta barreiras para impedir o acesso a determinados locais caso a gravidade dos casos de covid-19 aumente.

O Estado e o país, segundo ele, estão na pior fase da pandemia da covid-19 (doença causada pelo novo coroanírus) e os casos estão crescendo rapidamente. Um aumento descontrolado dos pacientes pode provocar, no Estado, o mesmo que já ocorre em outros locais, como no Amazonas, onde não há mais leitos disponíveis e o colapso já atinge o sistema funerário.

De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, o Estado conseguiu reduzir a curva da doença. Mas, ressaltou, ainda não é possível prever a altura do pico. “Pode ser uma montanha ou o Everest”, disse Uip. Para ele é fundamental um aumento no isolamento para que haja menos casos da doença.

Por conta do aumento na procura de leitos na região metropolitana, o governo estadual já estuda transferir pacientes para hospitais no interior, em cidades com menor demanda.

Isolamento

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 48% nesta terça-feira, dia 28 de abril. No ABC, Ribeirão Pires foi a cidade com o maior índice de isolamento nesta terça-feira, com 58%. Diadema e Mauá conseguiram 52%. São Bernardo e Santo André, ficaram com 49% de taxa de isolamento. Em São Caetano, o índice não passou de 48%.

Para o governo, o ideal é um índice entre 60% e 70% para que haja o início da flexibilização econômica em maio.         

Foto: Divulgação Governo do Estado de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *