ABC

Pais e gestores fazem buzinaço no Paço de São Bernardo contra fechamento das escolas

O grupo Escolas Abertas SBC, formado por mães, pais, profissionais da educação, saúde e cidadãos de São Bernardo, realizará hoje 23 de fevereiro, às 19h, um buzinaço no Paço Municipal da cidade para pedir a manutenção do funcionamento das escolas, mesmo com o agravamento da pandemia.

A manifestação ocorre após o prefeito Orlando Morando determinar a suspensão da volta às aulas presenciais nas redes estadual e municipal, que ocorreria no dia 01 de março, e o fechamento das particulares, que reabriram no dia 18 de fevereiro. A medida, segundo o prefeito, visa reduzir a circulação de pessoas para diminuir o impacto da pandemia da covid-19 na cidade. Além do fechamento das escolas, a administração implementou o toque de recolher entre 22h e 5h a partir de sábado.

Para as mães do grupo, a escola é segura e não é a responsável pela disseminação do  vírus, e isso já foi provado por profissionais da saúde.  A representante do movimento, Sabrina Casonato, pede que o prefeito siga o Plano São Paulo. Pelo plano estadual, as escolas não fecham nem na fase mais restritiva, a vermelha, já as escolas não consideradas essenciais. “A gente pede que, com o aumento da ocupação de UTI, a cidade retroceda na fase, volte para  laranja ou vermelha, mas que as escolas sejam mantidas abertas, mesmo que com menos  alunos, como determina o plano estadual”, disse.

Além disso, Sabrina ressalta que as escolas públicas sequer voltaram com o ensino online. “Temos uma previsão para volta no dia 15, mas é uma previsão que a gente não acredita”, ressaltou.  Para o grupo, as crianças precisam estar nas escolas por uma questão de a saúde. A escola não pode ser a primeira a fechar. “Bares, shoppings e todo o comércio funciona. Eu posso tomar uma pinga em um bar mas não posso mandar meu filho para a escola? Todos os países estão priorizando a educação”, disse Sabrina.

Até agora, no ABC, apenas São Bernardo anunciou o fechamento das escolas . A assessoria de imprensa da Prefeitura de São Caetano informou que no momento não pensa em fechar as escolas e nem em implementar o toque de recolher. Em Santo André ainda não há definição de quais medidas serão aplicadas para conter o avanço da doença.

A manifestação contará com mães e pais das redes públicas e privadas, profissionais e gestores da educação que são a favor das escolas abertas na cidade e tem o apoio da União pelas Escolas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *