ABC

Nova onda de calor atinge o ABC a partir de hoje

Com EBC

O aquecimento global com o El Ninõ mostram novamente a cara e chegam com tudo a partir desta quinta-feira, 14 de dezembro em vários Estados brasileiros, inclusive o de São Paulo. No ABC, a previsão é de que as temperaturas fiquem pelo menos 5º C acima da média para o período, condição que determina uma onda de calor. Além de procurar sombras, lugares mais frescos, se abanar muito e beber muita água, outros cuidados com a saúde também precisam ser tomados.

A previsão é que essa massa de ar quente dure aproximadamente quatro dias, até o início da noite do domingo, 17, o que motivou o aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) feito pelo Inmet. O ABC deve registrar, segundo previsão do instituto, até 36ºC (com sensação térmica acima disso em alguns locais) e umidade do ar em torno de 30% durante o período.

“A gente precisa alertar a população para uma possível hipertermia, que é um colapso do organismo por altas temperaturas. A recomendação é que se use roupas confortáveis, de cor clara, fazer hidratação com frequência, usar protetor solar se for sair de casa e evitar, se possível, a exposição aos raios solares das 10h às 16h”, alertou o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Riscos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Sergio Moraes, que também é secretário de Defesa Civil de Mauá.

Moraes também orienta cuidados com a alimentação para não sobrecarregar o organismo e olhar especial aos idosos e crianças com pouca idade, além de atenção às pessoas que tomam medicamentos que afetam a termorregulação.

“É preciso também ter cuidado especial com pessoas que sofrem de problemas cardíacos, respiratórios e obesidade. Se possível, este perfil de pessoas que foi citado deve ficar em locais arejados e bem ventilados durante a onda de calor. Todos estes cuidados são primordiais para evitarmos os impactos desta alta temperatura prevista”, explicou Moraes.

De acordo com o instituto, as altas temperaturas serão verificadas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul e parte do Norte e Nordeste.  Os Estados que serão atingidos pelo intenso calor e que estão nesta zona de perigo são os da região Centro-Oeste (GO, MT, MS e DF), os três da região Sul (SC, RS, PR), da região Sudeste (MG, SP, RJ, centro e noroeste do Espírito Santo). Na região Nordeste, os alertas de calorão vão para os moradores da faixa oeste da Bahia, além do sul do Piauí e do Maranhão. Já no Norte, a onda de calor atingirá o centro-sul do Tocantins e áreas de Rondônia. As temperaturas poderão alcançar os 39° C, em algumas cidades brasileiras. A previsão do Inmet aponta que, já nesta terça-feira, a umidade relativa do ar deverá ficar em torno de 40% no Centro-Oeste e 30% no Sul do Brasil.

 

Causas

A meteorologista do Inmet, Naiane Araújo, aponta um conjunto de fatores responsáveis pelo fenômeno climático caracterizado pelo aumento anormal das temperaturas por um certo período. “Nos próximos dias, a chance de chuva já começa a diminuir novamente, principalmente, a partir da quinta-feira, devido a uma massa de ar mais quente e seco, que vai quebrar esse canal de umidade, justamente nesta época do ano, quando nos aproximamos do verão, que é uma época mais quente do ano. Conforme a gente tem o céu aberto, mais ensolarado, com a ausência de nuvens e de chuva, as temperaturas disparam mesmo”.

A meteorologista aponta que o fenômeno natural El Niño é um motivo a mais para aumentar os termômetros, mas não é o único. “O El Niño é um agravante. A gente teve a configuração do fenômeno ao longo dessa primavera e, durante o verão, deve persistir. Quando se configura um El Niño, o fenômeno bagunça o regime de chuva na área central do Brasil e tem um impacto muito claro nessa elevação das temperaturas também. Então, ele é um combustível a mais, sem dúvida alguma.”

 

 

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *