Entretenimento

Mercadão de São Paulo comemora 87 anos terá bolo de 15 metros com formato do mapa da capital

Um dos principais pontos turísticos de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano, conhecido como Mercadão, comemora dia 25 seus 87 anos. A data é a mesma do aniversário a cidade e para festejar com o visitante, os permissionários promovem a confecção de um bolo medindo aproximadamente 15 metros quadrados, seguindo o formato do mapa da cidade de São Paulo, para ser distribuído gratuitamente às 11h para quem estiver no local.  

Sob o comando do professor Ricardo Magalhães, o bolo temático começa a ser preparado no dia anterior, com montagem e finalização previstas a partir das 10h do sábado no próprio Mercadão. O bolo será cortado por volta das 11h na presença de convidados, autoridades e público, e a distribuição dos pedaços está prevista para iniciar às 11h30 no local, com expectativa de servir aproximadamente 3 mil pessoas. O evento conta com o apoio da Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito de Compras.

O Mercado Municipal Paulistano foi instalado em 1933 na região central de São Paulo,  tornando-se referência turística na capital paulista com a visita, semanalmente, de 50 mil pessoas.

O Mercadão, como é chamado, ficou conhecido pela riqueza gastronômica que oferece em meio a aproximadamente 300 boxes, que dispõem de grãos a chocolates, de frutas a embutidos, além de vinhos, cervejas, cachaças, doces, queijos, carnes e temperos.

Alguns números são capazes de mensurar o significado do local na cidade de São Paulo: 350 toneladas de alimentos comercializados por dia; de mil a 30 mil lanches de mortadela são vendidos toda semana; 8 restaurantes somente no mezanino de 2 mil metros quadrados, mais instalações no subsolo; 40 ramos de atividade; 1 cozinha equipada no Espaço Gourmet para aulas de gastronomia.

O público, não menos eclético, é composto por amantes da gastronomia, consumidores, turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo, donas de casa e gourmets.

Construído numa área de 12,6 mil metros quadrados, o Mercado Municipal Paulistano também se destaca pela arquitetura, com um pé direito que chega a 16 metros de altura e um acabamento sofisticado, explorando a iluminação natural com o uso de clarabóias e telhas de vidro. Os vitrais de estilo gótico são outro chamariz que encantam o visitante.

Assim como a cidade de São Paulo, o Mercadão não para. Funciona de segunda a sábado, das 6h às 18h, aos domingos e feriados das 6h às 16h. No atacado, atende de segunda a sábado, das 22h às 6h. Fica na Rua da Cantareira, 306, Centro de São Paulo. O site é www.mercadomunicipalsp.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *