Economia

Latam alcança recorde de 58% dos passageiros do aeroporto de Guarulhos, o seu maior hub no Brasil

A Latam acaba de alcançar a marca histórica de 58% da demanda de passageiros domésticos (em RPK¹- Passageiros-Quilômetros Transportados.) em Guarulhos, São Paulo. A participação recorde da companhia no aeroporto paulista diz respeito aos dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgados para o ano de 2023 (acumulado de janeiro a novembro). Atualmente, o aeroporto de Guarulhos é o maior hub (centro de conexões) da Latam no Brasil, onde opera diariamente mais de 170 voos para outros 46 aeroportos brasileiros e 90 aeroportos no exterior em voos diretos e indiretos.

“Quando a Latam foi criada, escolhemos Guarulhos para ser a porta de entrada do mundo no Brasil e também a partir de onde iríamos distribuir de forma eficiente os passageiros por todo o País. Por isso, a nossa liderança neste aeroporto só cresce de forma consistente e sustentável desde 2017”, explica Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.

Em 2023, a Latam começou a utilizar Inteligência Artificial de forma pioneira em Guarulhos para aprimorar o seu atendimento no aeroporto. A IA começou a ser aplicada pela empresa tanto em suas operações de solo quanto no seu check-in. Também foi no aeroporto paulista que a LATAM abriu em 2023 pelo menos 4 novas rotas domésticas e internacionais: Guarulhos-Passo Fundo, Guarulhos-Sinop, Guarulhos-Los Angeles e Guarulhos-Joanesburgo.
Crescimento no Brasil

Com 40% de todo o mercado brasileiro, a Latam encerrará 2023 na liderança do setor aéreo brasileiro, segundo a ANAC. Atualmente, a companhia opera a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos do País. Em 2023, a Latam também ampliou o seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos clientes acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.
Já nos voos internacionais, é a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro, a Latam e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.
Perspectivas para 2024

Em dezembro de 2023, a Latam alcança a marca de 8 novas aeronaves recebidas no Brasil no espaço de um mês. O feito reforça o compromisso da companhia de ampliar o acesso dos brasileiros à aviação. Neste ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo Latam foram direcionados para a sua operação brasileira, que em 2024 deve crescer de 7% a 9%. Para o próximo ano, aliás, a empesa já anunciou 4 medidas para universalizar a aviação no Brasil, incluindo a adição de 10 mil assentos diários à sua operação no País.

A Latam é desde 2021 a companhia aérea líder do mercado doméstico e internacional do Brasil, segundo a ANAC. O índice medido em RPK¹ considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no Brasil.

 

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.
Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *