ABC

Isolamento social em São Paulo vai a 46% e lockdown é alternativa. São Caetano regista 45%, menor do ABC

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostrou que o percentual de isolamento social no Estado foi de 46% nesta sexta-feira, dia 08 de maio. Na data, o governador do Estado de São Paulo, João Doria, determinou a prorrogação da quarentena para o dia 31 de maio.

Na coletiva de ontem, Doria disse que não descarta o lockdown (fechamento completo com fiscalização policial. Apenas supermercados, farmácias e hospitais podem funcionar) para evitar que o sistema de saúde entre em colapso.

Ele ressaltou que para evitar a medida extrema, o isolamento social precisa, agora, ser de no mínimo 55%. As taxas de ocupação das UTIs chegam a 90% na Região Metropolitana e o percentual de casos está em subida, por conta do relaxamento das pessoas á quarentena. Ele lembrou que um paciente fica na UTI cerca de 15 dias, chegado superar em alguns casos. A rotatividade é baixa e não sobrem leitos para os novos casos. Por isso é fundamental que o isolamento seja ampliado.

 A partir de segunda, dia 11 de maio, a cidade de São Paulo vai tentar um rodizio amplamente restritivo para evitar a circulação de pessoas e assim ampliar o isolamento. O prefeitura Bruno Covas também não descarta a aplicação do lockdown.

No ABC, a situação não é diferente, e alguns prefeitos já admitem decretar o fechamento completo caso os sistemas de saúde entrem em colapso. Santo André anunciou ontem duas parcerias para que haja um monitoramento mais específico para a cidade, para que as ações sejam em localidades com maior concentração de pessoal em circulação. Em São Bernardo, o Hospital de Urgência que será dedicado para o tratamento da covid-19 deve ser inaugurado com apenas 20 dos 80 respiradores prometidos, já que não há previsão de entrega.

Os índices de isolamento do ABC foram os seguintes nesta sexta:

Diadema: 49%

Mauá: 49%

Santo André: 46%

São Bernardo: 46%

 São Caetano: 45% Ribeirão Pires : 50%

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *