ABC

Isolamento social em São Paulo é de 51%. ABC não atinge meta de 55%

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 51% nesta segunda-feira, dia 25 de maio, feriado adiantado de 9 de Julho (Revolução Constitucionalista de 1932).

Amanhã o governador João Doria deve anunciar uma nova quarentena no Estado, chamada por ele de “inteligente”. Porém, para que cidades ou regiões (será divulgado amanhã), será necessário que o índice de isolamento fique em no mínimo 55%, a taxa de ocupação dos leitos de UTI estejam em no máximo 60% e haja uma diminuição nos casos de covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) durante 14 dias.

Mas, se depender do isolamento, as cidades da região metropolitana devem ficar de fora da tão esperada flexibilização da economia a partir do 01 de junho. Ontem, Diadema registrou 48% de isolamento. Mauá, 47%. Santo André e São Bernardo atingiram 51%. Em São Caetano, o índice foi de 49% e em Ribeirão Pires, 52%. O SIMI não mede o índice de Rio Grande da Serra.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios e pode ser acessado no site http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

Mortes

Na últimas 24 horas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, registrou 203 novos óbitos. Com estas, o total é de 6.423 mortes causadas pela covid-19.

Também há 86.017 pessoas com diagnóstico de COVID-19, com pelo menos um caso em 511 cidades. Destas, 244 tiveram no mínimo uma vítima fatal.

Há 12,2 mil pacientes internados, sendo 4.779 em UTI e 7.506 em enfermaria. Até o momento já ocorreram 17.589 altas de pacientes que tiveram confirmação de covid-19 e foram assistidos em hospitais do Estado.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para atendimento a doença é de 74,5% no Estado de São Paulo e 87,7% na Grande São Paulo.

Foto: Divulgação Prefeitura de Santo André

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *