Ipem flagra irregularidades em postos de combustíveis em Santo André e São Bernardo

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, integrou a 20ª etapa da Operação Combustível Limpo, realizada nesta quarta-feira, 4 de maio, em postos de combustíveis em Santo André e São Bernardo. A força-tarefa tem a finalidade de combater fraudes e irregularidades em postos de combustíveis.

No Auto Posto Scandallo Ltda, na rua 25 de Março, nº 13, no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, das 16 bombas medidoras de combustíveis líquidos verificadas pelos fiscais do Ipem-SP, todas foram reprovadas. As irregularidades detectadas foram erro de menos 1506 ml a cada 20 litros abastecidos contra o consumidor, corpo estranho instalado na bomba medidora, alteração nas características da bomba, violação nos pontos de selagem do instrumento e fraude metrológica.

Os fiscais do Ipem também estiveram no Auto Posto Príncipe de Gales, localizado na avenida Príncipe de Gales, nº 41, na Vila Príncipe de Gales, em Santo André. Das 17 bombas medidoras de combustíveis líquidos verificadas, 8 foram reprovadas. A irregularidade detectada foi erro de menos 140 ml a cada 20 litros abastecidos contra o consumidor.

No Posto de Serviços Aut. e Com. de Combustíveis Campeche, na avenida João Firmino, nº 289, no bairro Assunção, em São Bernardo, das 9 bombas verificadas, os fiscais do Ipem-SP detectaram erros em 5. A irregularidade detectada foi erro de menos 124 ml a cada 20 litros abastecidos contra o consumidor.

Não foi encontrada irregularidade no Auto Posto e Serviços 2 Amigos Ltda, localizado na rua Capitão Mario Toledo de Camargo, nº 1.320, na Vila Helena, em Santo André.

A força-tarefa envolve o trabalho de sete órgãos do Governo, entre eles, Secretarias da Justiça e Cidadania (SJC), responsável pela coordenação; Segurança Pública; Fazenda e Planejamento; Infraestrutura e Meio Ambiente; Saúde; Ipem-SP e Procon-SP.

Desde a sua criação, em outubro de 2021, a Operação Combustível Limpo fez 20 operações. As equipes do Ipem-SP fiscalizaram 93 postos nas cidades de São Paulo, Campinas, Guarujá, Santos, Osasco, Praia Grande, Registro e Santo André. Destes, 48 estabelecimentos apresentaram irregularidades e foram autuados pelos fiscais do instituto.

Caso o cidadão identifique algum estabelecimento que apresente irregularidades, a denúncia pode ser feita para a Ouvidoria do Ipem-SP pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

 

Ipem-SP

 

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Siga o Ipem-SP­­­­­­­­­­­­­­­­­ nas redes sociais @ipemsp

 

Foto: Divulgação Ipem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + quatro =