Bem Estar

Índia libera vacinas para o Brasil, que chegam nesta sexta

O Consulado da Índia confirmou que as vacinas aguardadas pelo Brasil serão liberadas nesta sexta-feira, 21 de janeiro.

O governo brasileiro espera o envio de 2 milhões da vacina da AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford e que será produzida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). No segundo semestre, está previsto a produção da vacina pelo laboratório de Biomanguinhos, ligado á Fiocruz. .

Estas doses eram esperadas para chegar na semana passada e se somariam às 6 milhões de doses da CoronaVac. O lote que deve chegar neste fim de semana já está aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e poderá ser aplicado imediatamente após a distribuição pelo Ministério da Saúde.

Até esta sexta, 22 de janeiro, a Anvisa deve liberar o uso emergencial de mais um lote de vacinas do Instituto Butantan com 4,8 milhões de doses. Hoje, a Agência discute a liberação do uso emergencial da Sputinik V que deve ser produzida no Brasil a a partir de fevereiro. Caso seja aprovada, a União Química, que fará a produção, poderá importar 10 milhões de doses imediatamente.

Na noite de hoje, o governo federal confirmou a informação. As vacinas já deixaram a Índia e estão vindo para o Brasil em avião comercial. Nesta sexta chegam em São Paulo, no Aeroporto Internacional de Guarulhos de onde seguirá para o Rio de Janeiro. A Fiocruz informou que fará a etiquetagem imediatamente e devem ser distribuídas aos Estados no sábado.

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *