ABC

Governo não fará lockdown na Região Metropolitana. Prefeitos discutem feriadão

Reunião realizada neste domingo, 21 de março, entre o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e representantes de 440 municípios, inclusive os do ABC, foi descartado o lockdown com coordenação do Estado.

Os prefeitos do ABC e de outras regiões que compõem a Região Metropolitana reivindicavam o fechamento total da região para conter o avanço fora de controle da pandemia da covid-19.

Virtualmente, o secretário disse aos prefeitos que os municípios têm autonomia para decretar o lockdown. Segundo Vinholi, para fechar o Estado todo precisaria do apoio do governo federal, o que não é possível.

Para os  prefeitos da Região Metropolitana, um lockdown só é possível com o apoio do governo estadual e a suspensão do transporte.

Na capital, o prefeito Bruno Covas decretou na última sexta-feira, a antecipação de feriados deste ano e de 2022, gerando dez dias de atividades suspensas.

Nesta segunda, 22 de março, os prefeitos do ABC se reúnem no Consórcio Intermunicipal do ABC para definir se farão um lockdown mesmo sem o apoio do Estado, ou se também adiantarão os feriados, como a capital.

A ocupação da rede hospitalar das sete cidades do ABC continua superior a 90%. Os prefeitos também pediram ao secretário mais leitos e aceleração da vacinação.

Foto: Divulgação Consórcio Intermunicipal do ABC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *