ABC

Feira Virtual de Adoção já deu lar a 38 animais em Diadema

Desde que entrou no ar, há cerca de um mês, a iniciativa Adote Amor, site lançado pela Prefeitura de Diadema para promover uma Feira Virtual de Adoção Animal, já possibilitou a adoção de 28 gatos e 10 cachorros segundo dados divulgados pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

A última adoção aconteceu na sexta-feira, 19 de junho.  O Simba, um cão macho de 4 anos, que havia sido abandonado pelos antigos donos após um dia de passeio, encontrou um novo lar. Os novos tutores são Gisele Aparecida da Silva Lima e Erick Daniel da Silva Lima, mãe e filho, que viram a foto do animal no site e não tiveram dúvidas em levá-lo para casa.

“Meu filho sempre foi apaixonado por animais. Ele encontrou o site e foi conferir os pets disponíveis para adoção. No início a ideia era adotar um filhote, mas quando vimos a foto do Simba e conhecemos a sua história, nos apaixonamos de cara e decidimos buscá-lo”, conta Gisele.

“A família ficou ligando a semana toda para saber do Simba e hoje conseguiram vir buscar. Já vieram com a coleira e tudo certinho para adotar. É sempre muita alegria quando um animalzinho nosso é adotado, ganhando a chance de uma vida nova e feliz, faz todo nosso trabalho valer a pena”, conta a médica veterinária Nanci do Carmo, coordenadora do CCZ, que fica emocionada com cada animal que encontra um novo lar.

Quer adotar?

Quem tem interesse em adotar um pet, pode acessar o site http://adoteamor.diadema.sp.gov.br/, para conhecer os animais disponíveis para adoção (cães e gatos), que estão sob os cuidados do CCZ. Além das imagens, o site disponibiliza dados como nome, raça, idade, histórico e outras características. Os possíveis adotantes ainda encontram dicas sobre posse responsável.

Atualmente ainda estão disponíveis para adoção 35 gatos e 29  cachorros, mas nem todos estão disponíveis no site, pois a atualização é feita aos poucos e alguns ainda precisam ser castrados.  Para efetivar a adoção é necessário que o futuro tutor apresente um documento de identificação com foto. “O ideal é que tragam uma caixa de transporte, se for cachorro de porte médio ou grande o ideal que tragam uma coleira e guia”, explica Nanci.

A criação da feira virtual Adote Amor, faz parte das políticas públicas da Prefeitura de Diadema em prol do bem-estar e proteção animal. A iniciativa é resultado do trabalho conjunto da Secretaria Municipal da Saúde/CCZ, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CONPBEA).

 

Ambiente saudável para seu novo pet

Segundo orientações disponibilizadas no site Adore Amor, com a chegada de um novo pet em casa é preciso manter alguns cuidados para que a adoção aconteça de maneira mais saudável para todos.

 

Confira algumas dicas:

Importante manter todos os cuidados com os animais. No frio, é necessário redobrar a atenção

_ Mantenha um local para o animal fazer suas necessidades. Ele pode ser coberto com jornal ou tapetes desenvolvidos especialmente para esse propósito;

_Mantenha o banheiro de cães diariamente limpo;

_Providencie plaquinhas de identificação para o animal;

_No caso do felino, use a medida de 1,5 caixa de areia para cada gatinho e mantenha a mesma sempre limpa;

_Quanto a alimentação, é aconselhável seguir a orientação dos veterinários. Mas uma medida geral é que filhotes se alimentem três vezes ao dia e, adultos, até duas;

_Levar o pet ao veterinário faz parte desses cuidados básicos para uma vida feliz do bichinho e dos seus donos – e não apenas antes de adotá-lo, mas periodicamente;

_Se mora em apartamento, lembre-se de colocar telas nas janelas e sacada, para que seu bichinho não corra o risco de cair e se machucar.

Clique aqui para conferir dicas dos profissionais do CCZ em relação aos cuidados necessários com os animais no inverno: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26713-ccz-diadema-alerta-para-os-cuidados-necessarios-com-os-pets-no-frio

 

CCZ Diadema

O CCZ  de Diadema possui em suas instalações canis coletivos, canis individuais para quarentena, canis-creche e um gatil.  Todos os cães tem acesso diário aos solários, que funcionam em sistema de rodízio, para se exercitarem, brincarem e tomarem sol. Os gatinhos são soltos em outro solário para que também possam interagir. É onde acontecem as recreações, atividades físicas e interações entre os animais e as pessoas.

No Centro de Adoção encontram-se cães e gatos de diferentes portes, idades, cores e pelagens. Todos são cuidadosamente avaliados quanto ao comportamento e supervisionados por médicos veterinários. Também estão castrados cirurgicamente, tratados contra endo e ectoparasitas e vacinados contra raiva.

Quando um animal é adotado, o tutor é orientado para que, assim que possível, leve o animalzinho o quanto antes ao médico veterinário particular, para que os animais passem em consulta, tomem as vacinas da espécie específica e passem a ser rotineiramente monitorados por este veterinário.

Serviço:

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Diadema

Endereço: Rua Ipoá, 131 – Jardim Yambere – Diadema

Telefones: (11) 4059-5892 e 08007710963

E-mail: adoteamor@diadema.sp.gov.br
Site: http://adoteamor.diadema.sp.gov.br/

 

Foto: Divulgação PMD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *