ABC

Estado volta para fase vermelha. Toque de recolher e proibição de cultos estão mantidos

O governo de São Paulo avançou todo o Estado para fase vermelha do Plano São Paulo, a segunda mais restritiva. Porém, algumas medidas adotadas durante a fase emergencial serão mantidas, como o toque de recolher das 20h às 5h e a proibição de cultos e missas presenciais. As novas medidas serão válidas de 12 a 18 de abril.

Na fase vermelha, o governo autoriza as lojas de material de construção a funcionar presencialmente, assim como o serviço de retirada nos demais setores, inclusive bares e restaurantes, mas sem a presença de clientes no interior. Os esportes coletivos, como futebol  também estão liberados, mas com protocolos, sem público e até às 20h.

O governo mantém o pedido de escalonamento do horário de entrada dos trabalhadores dos setores da indústria, comércio e serviços, a fim de evitar aglomeração no transporte público. O home office também é obrigatório para os escritórios, que permanecem fechados.

As aulas presenciais voltam a ser permitidas, mas sem a obrigatoriedade e com apenas 35% da capacidade da escola.  A medida, entretanto, precisa da autorização das prefeituras.

 

Melhora

Nesta última semana houve uma queda de 17,7% das internações nas enfermarias do Estado de São Paulo. O índice de ocupação das UTIs é de 88,3%. Em relação aos óbitos diários que estão superiores de mil, a tendência é que nas próximas semanas comecem a apresentar queda.

O médico Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência ao Coronavírus acredita que no final de abril algumas regiões do Estado tenham condições para iniciar maio na fase laranja, com menos restrições e autorização para o comércio funcionar, mesmo que com o horário reduzido e limite da capacidade.

 

Foto: Divulgação Governo do Estado de S.Paulo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *