Estado recebe lote completo da Pfizer e Doria diz ter doses para começar imunizar adolescentes

Após afirmar, na quinta-feira, 05 de agosto, que poderia haver atraso no inicio da vacinação contra covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos no Estado de São Paulo, prevista para começar dia 18 de agosto, o governador João Doria afirmou nesta sexta, 06, que há estoque suficiente para dar início à imunização deste público.

Segundo ele, os jovens de 16 e 17 com problemas de saúde começam a ser vacinados no dia 18 em todo o Estado de São Paulo. O governador havia prometido entrar na justiça para pleitear as doses que teriam sido enviadas a menos para o Estado.

Nesta sexta, o secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga para verificar  o que houve em relação à distribuição de doses para o Estado. Após o encontro com o secretário, Queiroga, afirmou que o governo federal e a secretaria irão refazer os cálculos das doses distribuídas para que seja possível chegar a um ‘denominador comum’.

Na noite desta quinta-feira, 05 de agosto, segundo Doria, o governo federal voltou a entregar 20% do total de vacinas da Pfizer que chegaram ao país para o Estado, possibilitando a manutenção do calendário de vacinação dos adolescentes no Estado.

A vacina da Pfizer é a única aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser aplicada em jovens de 12 a 17 anos. O Instituto Butantan aguarda a liberação da Agência para que a CoronaVac possa ser aplicada no púbico de 03 a 17 anos. A documentação já foi entregue.

 

Foto: Angelo Baima/PMSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *