Escolas municipais de São Caetano realizam gincana de arrecadação de lixo eletrônico

Foi dada a largada! Começou a Coleta Geek, gincana escolar com o objetivo de arrecadar lixo eletrônico. Participam da gincana todas as unidades de Ensino Fundamental e Médio da rede municipal de ensino de São Caetano. Ganha a escola que conseguir coletar a maior quantidade de equipamentos e componentes eletroeletrônicos quebrados ou obsoletos, como computadores, televisores, smartphones, cabos e carregadores, fones de ouvidos e pilhas usadas.

A gincana está sendo realizada com a orientação e apoio da organização não governamental Agenda Geek, cujo propósito é promover ações que reúnam educação, games e meio ambiente. Antes do início da gincana, as escolas receberam a visita dos organizadores, que levaram materiais informativos e banners para a divulgação da campanha.

Na segunda-feira, 06 de junho, a visita à EMEF Anacleto Campanella, no Bairro Olímpico, foi acompanhada pela secretária de Educação Minéa Fratelli e diretora de Educação Daniela Harumi. “Nessa gincana quem ganha é o planeta”, explicou a secretária em breve palestra aos alunos da escola. “Temos um compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, Organização das Nações Unidas, e ação de coleta de lixo eletrônico é uma ação importante para alcançarmos esses objetivos.”

 

Na pontuação da gincana, cada quilo de lixo eletrônico coletado vale 1 ponto. Vence quem tiver a maior média de descarte por aluno. “Descartados incorretamente, esses recursos deixariam de produzir riqueza e, ainda, poderiam contaminar água e solo, pela presença de componentes químicos e substâncias altamente poluentes”, alerta o empresário Fabiano Holtsmann, fundador da ONG Agenda Geek..

“Somos o maior produtor desse tipo de resíduo na América Latina, 87% da população brasileira possui algum tipo de lixo eletrônico parado em casa. Mas isso não é o pior: apenas 3% dos mais de 2 milhões de toneladas anuais são descartados corretamente. Esse cenário prejudica nossa economia, pois deixamos de gerar emprego com a manufatura reversa de componentes valiosos, e o principal, abusamos dos recursos do nosso planeta ao invés de reutilizar”, enfatiza  Holtsmann.

Cada escola participante da gincana recebeu uma sacola coletora fornecida pela empresa de Logística Reversa Green Eletron, que fará a separação e encaminhamento de materiais recicláveis como plástico, vidro e metais de volta à cadeia produtiva. Veja o que pode ser doado acessando ebook da Agenda Geek no link https://agendageek.org/wp-content/uploads/2022/06/CARTILHA-A4-AGENDA-GEEK-ebook.pdf)

 

 

 

Agenda 2030

O fundador da ONG explica que o maior objetivo da gincana é mobilizar os estudantes a pensarem acerca de questões como consumo e descarte consciente, alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.

“O nome de nossa ONG é uma referência ao termo Agenda 2030, que consiste nesse plano de ações elaborado pela ONU para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta e uma vida digna para todos”, destaca Holtsmann. Já o termo geek é como são chamados os fãs de tecnologia. “São os nativos tecnológicos, uma geração inteira que, antes de aprender a falar, já dominava os smartphones”, ressalta o empresário.

Criada no ano passado, no dia 14 de outubro, Dia Internacional do Lixo Eletrônico, é a primeira ação desenvolvida pela ONG junto às escolas da cidade. Para a realização da gincana, ela conta com a parceria das empresas Green Eletron – Gestora de Logística Reversa e Brasil Reverso – Gerenciamento de Descartáveis. “Essas organizações são referências nacionais quando o assunto é economia circular, logística reversa e reciclagem de resíduos eletroeletrônicos”, anuncia Fabiano Holtsmann.

 

Vídeo e games

Além da coleta de resíduos eletroeletrônicos também vale pontos para a gincana a elaboração de um vídeo, ação que deverá ocorrer ao longo do mês de julho. Os alunos participantes deverão postar um vídeo de até 3 minutos explicando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Em agosto, para mobilizar a comunidade estudantil a se engajar na competição, ocorre um campeonato de games. Os estudantes gamers poderão participar de torneio de Fifa, Just Dance e League of Legends, organizados pela Escola SAGA – School of Art, Game & Animation. E em setembro, ocorrerá a contagem final da pontuação e premiação dos primeiros colocados.

As premiações serão doadas pela SAGA, em parceria com a Agenda Geek. “Além disso, para contribuir com a educação dos alunos da rede municipal de São Caetano do Sul, a Escola SAGA disponibilizará 13 mil oficinas gratuitas de Photoshop e Desenvolvimento de Games para todos os jovens participantes”, anuncia Fabiano Holtsmann.

 

Fotos: Letícia Teixeira e Eric Romero / PMSCS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *