ABC

Escolas municipais de Educação Infantil de São Caetano passam por sanitização

A Prefeitura de São Caetano iniciou nesta sexta-feira, 20 de janeiro, o processo de sanitização de tanques de areia de 30 EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) e EMIs (Escolas Municipais Integradas). A primeira escola a receber o produto foi a EMEI Castorina Faria Lima, no Bairro Santa Paula, que recebe 120 alunos de 4 e 5 anos (G4 e G5), de segunda a sexta-feira.

Marcellie Dessimoni, 30 anos, engenheira ambiental e sanitarista responsável pela sanitização, explicou o processo realizado nos tanques de areia das escolas. “O processo é o mesmo utilizado em 2022 nas areias de praças e parques da cidade. Trata-se de descontaminação utilizando um produto biológico (sem risco à saúde pública e, em particular, das crianças), que combate microorganismos microbiológicos e parasitológicos, provenientes de dejetos de cães, gatos, pombos e pássaros.”

Ainda segundo a engenheira ambiental e sanitarista, a sanitização também será realizada em  três aplicações ao longo de um ano (janeiro, maio e setembro), pelo fato de que a validade do produto utilizado na areia é de quatro meses. “Dessa forma, conseguimos deixar os locais livres de contaminação biológica. Esta ação evita a aparição de doenças ocasionadas pelos dejetos (fezes e urina) de animais como pombos, por exemplo”, complementou Marcellie.

O secretário da Sesurb (Secretaria de Serviços Urbanos), Luis Galarraga, ratificou as palavras de Marcellie sobre a importância da sanitização da areia de quadras e praças. “Esta sanitização foi um pedido especial do prefeito José Auricchio Júnior, pois sabemos a importância que ele dá à Educação. Tanques de areia são propensos à contaminação, principalmente por conta dos dejetos de animais. Assim, damos segurança às crianças que os utilizam e, também, a professores, diretoras e pais de alunos.”

Liliam Fernandes Córnea, 48 anos, é diretora da EMEI Castorina Faria Lima há 3 anos e falou sobre a importância da sanitização dos tanques de areia. “Primeiramente, é importante salientar que os tanques de areia são essenciais no aprendizado dos alunos, pois auxiliam no desenvolvimento da exploração, da investigação, da imaginação e criatividade das crianças. Assim, é uma tranquilidade a mais para nós das escolas e os pais sabermos que as crianças poderão brincar sem ter qualquer possibilidade de contaminação nos tanques de areia que elas tanto gostam”, finalizou Liliam.

 

Foto: Eric Romero / PMSCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *