ABC

Ribeirão Pires terá resultados de exames de covid em até 48h

A Prefeitura de Ribeirão Pires contratou o Laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário de Saúde/ Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) para agilizar os resultados dos exames de covid-19 (novo coronavírus). O município poderá enviar à FMABC as amostras de casos suspeitos de coronavírus coletadas na UPA Santa Luzia, obtendo retorno positivo ou negativo para a doença em até 48h.

Ribeirão Pires poderá enviar, inicialmente, até 840 amostras para análise da FMABC, que utilizará dois tipos de exames: o PCR (o mesmo utilizado pelo Instituto Adolfo Lutz) ou o método teste rápido (análise de exame de sangue).

“Sabemos da grande demanda do Instituto Adolfo Lutz, que ocasiona maior tempo de espera pelos resultados dos casos suspeitos. Como forma de agilizar o diagnóstico e, por consequência, a tomada de ações pela Prefeitura, celebramos a parceria com a Faculdade de Medicina do ABC”, disse o prefeito Adler Teixeira.

Com o credenciamento do laboratório da FMABC pelo governo do Estado, os resultados dos exames enviados não precisarão de contraprova do Instituto Adolfo Lutz. “Essa é mais uma importante medida tomada para dar transparência e segurança para o trabalho das equipes da Saúde. O resultado das análises será enviado online, o que também agilizará as atualizações dos dados no sistema do município e do Estado, divulgados diariamente nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura”, complementou João Gabriel Vieira, secretário de Saúde de Ribeirão Pires.

Pelo contrato, foram disponibilizados, inicialmente, 840 testes pelo laboratório da FMABC. O valor total do contrato é de R$ 135 mil, sendo que o município pagará o valor unitário de cada teste – somente o que utilizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *