Escola municipal de São Caetano cria ambiente educativo com elementos da natureza

A Escola Municipal de Educação Infantil Romeu Fiorelli, no Bairro Prosperidade, em São Caetano, agora tem um novo ambiente educativo especialmente organizado para as turmas G4 e G5 (4 e 5 anos), permitindo diferentes experimentações, percepções sensoriais e aprendizados.

Revitalizada em 2021, no âmbito de um amplo programa de reformas de unidades escolares, a unidade escolar recebeu investimentos de cerca de R$ 400 mil para serviços estruturais e de manutenção. Mas a ambientação que deixou essa nova sala especial não despendeu praticamente nada de recursos financeiros.

O espaço organizado pelas próprias educadoras da escola utiliza, basicamente, elementos da natureza: areia, sementes, flores, pedras. Completam o cenário algumas lupas, lanternas e brinquedos.

As bandejas de experimentação estão dispostas para que as crianças possam investigar detalhes com a lupa e criar hipóteses na observação de cada elemento natural ali presente, comparando texturas, pesos e cores. Desse ambiente, aparentemente simples, surgem múltiplas possibilidades de aprendizado.

“Esse tipo de brincadeira é bem importante, pois favorece o desenvolvimento e a expressão da criatividade, aguçando também a curiosidade, que é característica nessa idade. A forma como as crianças manipulam os materiais e se comportam no ambiente gera descobertas que vão se sucedendo. E isso motiva que continuem explorando, descobrindo e aprendendo cada vez mais”, explicou a coordenadora pedagógica da EMEI Romeu Fiorelli, Keli Patricia Luca.

  Fotos: Divulgação / Seeduc / PMSCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *