ABC

Em cinco dias, São Caetano recebe quase 300 solicitações de RG Animal

Em apenas cinco dias, 291 moradores de São Caetano solicitaram RGA (Registro Geral Animal) para seus pets. O programa lançado na quarta-feira, 18 de janeiro, disponibiliza a solicitação on-line do documento para tutores do município. Além de receber o documento de forma digital, será disponibilizada uma tag com QR Code para localização de animais perdidos, que deve ser pendurada na coleira do pet.

“O RGA funciona como uma carteira de identidade e é emitido para cães e gatos com idade superior a três meses. O documento numerado apresenta, além dos dados do animal, os dados do tutor. Com os vários programas de saúde e bem-estar animal em fase de implantação e início de operação, o RGA fará parte dos critérios para o munícipe acessar esses programas”, explicou a subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal Alexandra Gimenez da Costa.

Quando o tutor solicitar o RGA, será confeccionada uma tag para ser colocada junto à coleira com o número do RGA e um QR Code. Caso o animal se perca, qualquer pessoa com uma câmera de celular faz a leitura do código e poderá enviar um whatsapp ou email informado ao proprietário do animal sua localização. São Caetano é a primeira cidade do estado a adquirir essa tecnologia. “Na semana passada nosso gatinho Baruck saiu de casa e fomos informadas por vizinhos que um senhor o havia colocado no carro. Lembrei do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), que monitora a cidade por câmeras, e pedi ajuda para encontrar o gatinho. Conseguimos, então, localizar o senhor, que achou que o gatinho estivesse abandonado, e resgatá-lo. A ideia da medalha com QR Code foi genial, porque qualquer pessoa poderá ajudar a encontrar os animais perdidos”, afirmou Thamires Amorim de Carvalho.

O RGA é um documento digital que será emitido e enviado ao tutor por e-mail. A medalha com QR Code é confeccionada com o número do RGA e, em até 15 dias, o tutor receberá um e-mail informando a data de retirada.

O documento é emitido para todos os moradores que possuem pets e a solicitação deve ser feita no site da prefeitura (https://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/page/saude-e-bem-estar-animal), no link Saúde e Bem-Estar Animal.

 

 Documentos necessários:

– Foto do animal (que constará na carteirinha de RGA) – a foto deve ser uma imagem (jpg. ou jpeg.) em formato digital com tamanho máximo de 100Kb;

– Documento de identificação oficial do(a) tutor(a) (responsável) com foto e número de RG e CPF;

– Comprovante de endereço atualizado (emitido em até 90 dias) e no próprio nome do(a) responsável pelo(s) animal(is).

 

Foto: Eric Romero/PMSCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *