Educadora do ABC ensina como liderar pelo coração

Ser líder normalmente é sinônimo de sucesso. Sim, mas é uma tarefa fácil? Não. E em tempos complicados, com muitos obstáculos, como o que passamos na pandemia? Bem, as respostas para estas e outras dúvidas podem ser respondidas no livro Liderança pelo Coração, da educadora do ABC Patrícia Passos.

As lições de Patrícia colocadas no livro foram tiradas de seu trabalho, nada menos que 33 anos na área da Educação, vividos como professora e diretora. Sua vivência, seus medos e diretrizes estão relatados na obra e servem de guia para aqueles que acham que liderar é mandar. Não, liderar é entender, é estar lado a lado com a equipe, é fazer parte do time.

Em seu último trabalho, a escritora, que nasceu em São Paulo mas morou a maior parte da sua vida em São Bernardo, liderou 78 professores como diretora de uma escola particular. E, nos conta que passou por um dos momentos mais difíceis da sua carreira, a pandemia.

Patrícia relata que não foi apenas coordenar seu time em um momento de reinvenção da educação, quando a lousa mudou para a tela do computador e ainda à distância, mas também estar ao lado de cada professor no lado emocional. Foi preciso ter que lidar com os medos e inseguranças de pais e alunos. “Sempre precisamos ouvir os dois lados, pais e professores”, ressalta sobre a importância do diálogo para quem lidera.

Na pandemia, Patrícia conta que viveu alguns dos momentos mais difíceis que enfrentou como líder.  Foram dias em que precisou conversar individualmente com cada um dos membros de sua equipe, ouvir e ajudar a superar o período.

“Neste momento liguei para cada um dos professores individualmente, ouvi o que cada um estava sentido e tentei orientar, dar uma palavra de conforto e amor”, destaca a educadora ao comentar como ajudou os professores a superarem os piores momentos da pandemia e talvez da carreira. E se alegra ao saber que os resultados do seu esforço foram positivos para a equipe e para os alunos. Que apesar de um ano muito difícil, os estudantes conseguiram atingir as metas da escola.

“Liderar pelo Coração é mais fácil. Quando damos o exemplo e conversamos estamos liderando com amor. O líder compartilha, escuta e orienta. Ele não pode ser apenas impositivo. Ser líder não é ser chefe”, resume Patrícia sobre um pouco do que transmite no livro.

Lançado pela editora Autografia, Liderança pelo Coração pode ser encontrado nos e-commerce Submarino, Americanas e Amazon. Uma lição para quem quer vencer e liderar.

A história de liderança de Patrícia é uma das vividas por mulheres de sucesso que o Eagle News trará nesta semana para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A mulher que lidera, que empreende, que administra, a mulher que está onde quer estar.

 

 

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *