Entretenimento

Duran Duran laça 16º álbum com inéditas, releituras e convidados especiais

Com mais de 40 anos de história e muitos hits como Rio, Save a Prayer, A View to a Kill, Hungry Like de Wolf, Ordinary World, que até hoje são referência mundial, o Duran Duran lança seu 16º álbum, ‘DANSE MACABRE’ totalmente de inéditas e com convidados, como Niler Rodgers, Mr. Hudson, Andy Taylor e Warren Cuccurulo. E também com Victoria De Angelis, do Måneskin.

Além das novidades, o grupo inglês de Birmingham, surgido em 1978, traz releituras de músicas de Billie Elish, Talking Heads, Rolling Stones, Siouxsie and de Banshees e outros.

Victoria De Angelis, do Måneskin, aparece na faixa de destaque do álbum, uma versão da música “Psycho Killer” do Talking Heads, liberando uma colisão de teclas de neon, grooves suados, baterias elegantes e harmonias vocais ágeis. “Da primeira vez que conheci Victoria, perguntei a ela sobre suas inspirações de baixo”, lembra o baixista John Taylor. “Imediatamente, ela disse: ‘Tina Weymouth!’ Eu disse: ‘Eu também.’ Quando surgiu a ideia de fazer um cover de ‘Psycho Killer’, pensei: ‘Vou ligar para a Vic’. Ela adorou a ideia, naturalmente!”

Victoria De Angelis acrescenta: “Recebi uma ligação de John… dizendo que estava trabalhando em um cover de Psycho Killer e queria me perguntar primeiro se eu toparia participar. Foi insano ser convidada por um dos maiores baixistas de todos os tempos para tocar uma de minhas músicas favoritas com o Duran Duran. Absolutamente insano. Sou muito grata e honrada, foi muito divertido gravar com John, ele foi muito gentil comigo e me incentivou a me expressar e tocar à minha maneira. Sempre vou me lembrar desse dia.”

Sempre gostando das sombras, brincando com extremos artísticos, estéticos e emocionais, o icônico quarteto britânico desenterra melodias brilhantes da escuridão, costurando novas músicas, versões temáticas e versões recém-reimaginadas de seus próprios clássicos “assustadores”. Impulsionado por uma apresentação ao vivo especial que o Duran Duran filmou em Las Vegas em 31 de outubro do ano passado, Danse Macabre é a trilha sonora de sua festa de Halloween. Incluídas nas 13 faixas do álbum estão versões de Halloween de músicas de Billie Eilish “Bury A Friend”, Talking Heads “Psycho Killer”, The Rolling Stones “Paint It Black”, a inspirada por Rick James “Super Lonely Freak”, Siouxsie and the Banshees “Spellbound”, Cerrone “Supernature” e The Specials “Ghost Town”.

O álbum também inclui colaborações especiais com ex-membros da banda Duran DuranAndy Taylor e Warren CuccurulloNile Rodgers e os produtores Josh Blair Mr. Hudson.

Andy Taylor ingressou originalmente no Duran Duran em 1980, co-escrevendo e tocando guitarra em seus três primeiros álbuns de estúdio: Duran Duran (1981), Rio (1982) e Seven and the Ragged Tiger (1983), antes de deixar o grupo para seguir uma carreira solo. Dezesseis anos depois, ele retornou para o álbum Astronaut (2004), antes de se separar novamente dos outros quatro membros originais em 2006.

Com a saída de Andy, Warren Cuccurullo ingressou na banda em tempo integral em 1989, contribuindo tanto na composição de músicas quanto na guitarra para os álbuns Big Thing (1988), Liberty (1990), The Wedding Album (1993), Thank You (1995), Medazzaland (1997) e Pop Trash (2000).

Rápido para 2023 e a presença de Andy Taylor e Warren Cuccurullo em Danse Macabre captura o verdadeiro espírito do álbum – uma celebração da energia crua e do senso de diversão que surge quando amigos fazem música juntos em uma sala.

Mas Danse Macabre não é apenas um álbum para o Halloween… Em outras faixas, “Black Moonlight” vê a atemporal composição da banda romper o dance-rock glamouroso com a adição de Nile Rodgers e Andy Taylor na guitarra, enquanto a épica coda “Confession In The Afterlife” encontra o Duran Duran reunido com o produtor Mr. Hudson novamente. A faixa-título “Danse Macabre“, que a Billboard proclamou, “é como nenhuma música do Duran Duran que veio antes dela,” com o Vulture elogiando-a como “um prazer gótico de riquezas sintetizadas,” e o USA Today acrescentando: “a música é impulsionada por uma vibe de apreensão iminente, um ritmo fascinante” chegou com um impressionante videoclipe oficial, trazido à vida com o diretor criativo Linc Gasking, que utiliza técnicas avançadas de IA em uma obra-prima animada em 3D que, em tempos anteriores, teria exigido uma equipe inteira, mais de um ano e um orçamento substancial para produzir. A revista Rolling Stone descreveu o vídeo como um “sucesso de cemitério”.

Assista ao videoclipe oficial de “Danse Macabre” AQUI.

 

Além de uma segunda colaboração com Warren Cuccurullo em “Love Voudou“, Danse Macabre apresenta versões recém-gravadas de “Nightboat” e da favorita dos fãs “Secret Oktober 31st” (ambas com Andy Taylor na guitarra). A canção fez sua primeira aparição como um lado B do single de 7 polegadas “Union of The Snake” e agora, 40 anos depois, está vendo sua primeira versão física em um álbum de estúdio do Duran Duran.

Falando sobre Danse Macabre, o tecladista Nick Rhodes disse: “A música ‘Danse Macabre’ celebra a alegria e a loucura do Halloween. É a faixa-título do nosso álbum, que reúne uma mistura incomum de versões de músicas, canções reimaginadas do Duran Duran e várias novas composições. A ideia nasceu de um show que fizemos em Las Vegas em 31 de outubro de 2022. Tínhamos decidido aproveitar o momento para criar um evento único e especial… a tentação de usar visuais góticos gloriosos em conjunto com uma trilha sonora sombria de horror e humor era simplesmente irresistível. Aquela noite nos inspirou a explorar ainda mais e fazer um álbum, usando o Halloween como tema principal. O disco passou por um processo puro e orgânico e, não apenas foi feito mais rápido do que qualquer coisa desde o nosso álbum de estreia, também resultou em algo que nenhum de nós poderia ter previsto. Emoção, humor, estilo e atitude sempre estiveram no cerne do DNA do Duran Duran, nós buscamos a luz na escuridão e a escuridão na luz, e sinto que de alguma forma conseguimos capturar a essência de tudo isso neste projeto.”

Simon Le Bon acrescenta: “É sobre uma festa de Halloween maluca. Deve ser divertido!”

John Taylor disse: “Depois de todos esses anos, Danse Macabre oferece uma visão interessante da personalidade da banda. A música tem um impacto real.”

Roger Taylor completa: “Espero que você faça uma jornada conosco pelo lado mais sombrio de nossas inspirações, até onde estamos em 2023. Talvez, você saia com uma compreensão mais profunda de como o Duran Duran chegou a este momento.”

Danse Macabre chega em meio a um ano movimentado de atividade ao vivo que já viu o Duran Duran se apresentar em shows com ingressos esgotados no Reino Unido e na Irlanda. As apresentações foram recebidas com entusiasmo, descritas como “status de realeza” pelo The Times, “decadentes e bombásticas” pelo The Telegraph, “uma performance de primeira classe e comandante” pela CLASH, “alegres” pelo The Sun, “tesouros nacionais” pelo The Spectator, enquanto o Mail On Sunday confirmou que “seus encantos não mudaram”. A banda concluiu a turnê de arena SOLD OUT FUTURE PAST na América do Norte no mês passado, com elogios unânimes, com o Dallas Voice elogiando a banda por soar “tão fresca como décadas atrás”, observando que a banda tinha “a audiência em suas mãos”. O Mercury News observou que, ao final de seu show, eles “deixaram milhares de fãs apaixonados clamando por mais”. O Boca Raton Tribune observou que “o Duran Duran entregou, soando melhor do que nunca”, enquanto o Tampa Bay Times exclamou: “Sua apresentação ao vivo ainda parece um videoclipe que você quer assistir várias vezes!”

Danse Macabre segue uma série de conquistas marcantes para o Duran Duran. Sua indução ao Rock & Roll Hall Of Fame em 2022 marcou mais um pico em sua carreira, com o ano já tendo visto a banda encabeçar o Hyde Park de Londres, se apresentar no Queen’s Platinum Jubilee Concert no Palácio de Buckingham, encerrar a cerimônia de abertura dos Jogos da Commonwealth em sua cidade natal, Birmingham, e fazer uma turnê de arena na América do Norte, que incluiu shows esgotados no Madison Square Garden de Nova York e três noites no Hollywood Bowl.

Danse Macabre, está disponível agora via Tape Modern para a BMG, com a arte apresentando imagens adaptadas de uma coleção de fotos autênticas de sessões espíritas antigas adquiridas por Nick Rhodes em leilão. Está disponível em vinil preto de 2 LPs e CD, com uma edição limitada em vinil Translucent Galaxy de 2 LPs. O álbum também está disponível em áudio de alta resolução em Blu-ray.

Danse Macabre está disponível aqui.

 

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *