ABC

Doria autoriza início da flexibilização do ABC a partir do dia 15

Em coletiva realizada hoje, dia 10 de junho, o governador João Doria apresentou na nova classificação das regiões do Estado em relação ao Plano São Paulo. Como era esperado pelos prefeitos da região, o ABC passou para a fase 2 (laranja) que permite o início da flexibilização, com capacidade e horários reduzidos. A autorização vale a partir do dia 15 de junho, próxima segunda-feira.

A fase de controle, como chamada pelo governo do Estado, permite a abertura principalmente de comércios, serviços e shoppings, desde que mantidos os protocolos de prevenção, como uso de máscara e redução da capacidade de funcionamento.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marcos Vinholi, a região Metropolitana de São Paulo, que evoluiu para a fase 2, recebeu um aporte de 4% no número de leitos, o que possibilitou o início da flexibilização. Foram, segundo ele, incrementados mais 304 leitos de UTI nos últimos 15 dias.

Segundo ele, os prefeitos precisam utilizar o prazo de hoje até o dia 15 para fixar as normas de funcionamento e pactuar com os setores que poderão retornar às atividades.

A Baixada Santista e o Vale do Paraíba também poderão avançar para a fase laranja. Mas, Vinholi disse que nestes casos a melhora foi provocada com uma diminuição dos casos da covid-19. E

Caberá aos prefeitos criar protocolos para o funcionamento de cada setor.  Nesta fase ainda não voltam a funcionar escolas, cabeleireiros e nem restaurantes. Caso a região ou qualquer outra do Estado volte a ser pressionada pelo aumento de casos da doença, passados 15 dias poderá retornar à faixa mais restritiva.

Interior

Na contramão da região metropolitana, algumas regiões no interior que já estavam na faixa 3 (amarela) que permitia um pouco mais de liberdade, inclusive com a abertura controlada de bares e restaurantes, voltaram para a faixa laranja. Por conta do aumento de casos,  haverá maior restrição a partir do dia 15.

As regiões de Ribeirão Preto, Barreto e Presidente Prudente , que estão com taxa muito alta de transmissão, retornarão à faixa vermelha, fase 1, com maior restrição.

Foto: Divulgação Governo do Estado de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *