ABC

Dicas ajudam evitar autuação e fechamento de bares e restaurantes

Manter um negócio aberto é complicado nos dias de hoje. Além da questão financeira, outras situações podem complicar a vida do empresário. Pensando em ajudar os comerciante da área de bares e restaurantes, o  Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Grupo Betel Segurança Alimentar e Treinamentos, realizou um curso com o objetivo de apoiar proprietários de bares, restaurantes, açougues, cafés e pizzarias, entre outros do ramo de alimentação e hotelaria.

No evento, foram destacadas estratégias em relação ao funcionamento adequado dos estabelecimentos, já que uma visita de um agente fiscalizador pode levar a autuação ou mesmo o fechamento do comércio que não esteja cumprindo as normas previstas pela Vigilância Sanitária.

Outros pontos destacados no curso foram as ações corretas de uso dos alimentos, manuseio e estoque, que levam a reduzir custos e  são verificadas pelos agentes fiscalizadores.  De acordo com a auditora Luciana Rodrigues de Almeida, do Grupo Betel, “O estabelecimento é seu, você deve dormir e acordar todo dia com esse pensamento e com a obrigação de fazê-lo funcionar corretamente. Por isso, deve estar atento primeiramente ao planejamento, cardápio, diretrizes, o que vai comprar, estoque e divisão do trabalho entre os funcionários. Toda ação assertiva aumenta a produtividade”, explicou Luciana.

As recomendações de procedimentos passaram desde treinamento de funcionários, o que diminui a rotatividade, motiva o engajamento e elimina perdas. “O receituário padrão pode ser a chave de um negócio. Como se prepara cinco quilos de arroz em um estabelecimento? Qual a quantidade de sal, temperos e outros ingredientes? Se houver a padronização, qualquer empregado poderá fazer, caso o cozinheiro falte”, afirma Luciana.

Outras ações importantes são triagem dos alimentos, sazonalidade dos produtos, e seleção de frutas, legumes e verduras que podem ser reaproveitados. “Alguém já fez bolinho de rama da cenoura?” questionou a auditora, ao acrescentar que também ganha quem usar a criatividade.

Os participantes receberam como material de apoio uma apostila explicativa e foram informados da programação de curso ao longo do primeiro semestre, que inclui temas como marketing digital e gestão.

O Sehal promove constantemente ações em benefício das empresas associadas. “Os nossos serviços e benefícios exclusivos estão à disposição”, disse Beto Moreira, presidente do Sehal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *