ABC

Diadema: Serraria terá unidade da rede Atacadão e parque educativo

A Prefeitura de Diadema começou a dar solução a um impasse histórico envolvendo a área que por décadas abrigou o sítio do renomado jurista Miguel Reale em uma equação que vai envolver geração de empregos e preservação da vegetação do terreno localizado no bairro Serraria. Foi assinada a parceria entre a Administração, a incorporadora Invest Bens e a rede Atacadão para construção de uma unidade do supermercado e um parque.

O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, assinou na sexta-feira, 16 de dezembro o PIU (Projeto e Área de Intervenção Urbana), que assegura as condições para a chegada da segunda unidade do Atacadão à cidade aliada à abertura de um parque de caráter educativo. Também foi assinado o termo de compensação ambiental entre a Invest Bens e a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos – esse planejamento envolve fortalecimento da rede de Ecopontos na cidade e plantio de 2.500 mudas, além de suporte aos Pet Parks.

“Estamos aqui falando de geração de empregos e a melhoria da autoestima de Diadema sem deixar de lado o compromisso ambiental que esta Administração tem. Teremos um amplo parque de caráter pedagógico, que certamente vai contribuir demais com o processo de ensinamento das nossas crianças a respeito da importância da preservação ambiental”, disse Filippi.

O Atacadão ocupará uma área de 18 mil metros quadrados do terreno. O parque ficará em 29 mil metros quadrados. A rede atacadista estima gerar 400 empregos diretos na cidade – haverá intermediação do preenchimento das vagas por meio do Emprega Diadema. “A nossa expectativa é abrir a loja e inaugurar o parque até maio de 2023”, projetou Veimar Draganov, gerente de expansão da empresa. Ele e Ivan Heras, coordenador de expansão, estiveram presentes na solenidade.

“Foi um trabalho árduo e intenso porque é o primeiro Projeto de Intervenção Urbana de Diadema. Certamente ele vai abrir portas para outros projetos desse porte, que vai aliar desenvolvimento econômico e olhar ao meio ambiente em Diadema”, analisou o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ronaldo Lacerda.

Os secretários de Meio Ambiente, Wagner Feitoza, o Vaguinho, e de Governo, Dheison Renan, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Patty Ferreira, e os vereadores Josa Queiroz, Zé Antônio e Edval da Farmácia acompanharam a atividade.

 

Histórico

O terreno de 42 mil m² localizado entre as avenidas Dona Ruyce Ferraz Alvim e Nossa Senhora das Graças pertenceu durante décadas a Miguel Reale, um dos mais famosos e respeitados juristas da história do Brasil. Após sua morte, em 2006, a família decidiu negociar o sítio, em transação confirmada em 2008.

Filippi sempre nutriu desejo de fazer do histórico sítio um parque para a região do Serraria. “O próximo passo para a região é garantir, junto ao Governo do Estado, recursos para construção do viaduto que ligará o Serraria ao Casa Grande, projeto que estava no plano original da Rodovia dos Imigrantes e que até hoje não foi tocado adiante pelo Estado”, avisou o prefeito.


Foto: Igor Andrade

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *