Colégio Metodista suspende atividades. Advogado diz ser possível ação de danos morais

Os pais dos alunos do Colégio Metodista, em São Bernardo, foram surpreendidos nesta segunda-feira, 24 de janeiro,  com a notícia da  suspensão das atividades já a partir deste ano. O susto foi ainda maior porque as aulas deveriam ter início na próxima semana. Os pais agora devem buscar uma nova instituição de ensino rapidamente para que não haja perda de dias letivos.

Após receberem a informação do colégio, os pais se reuniram em grupos nas redes sociais para discutir o que será feito para atenuar a situação. Alguns responsáveis já fizeram BO (Boletim de Ocorrência) relatando o ocorrido. Outros buscam colégios que aceitem as matrículas pelo menos de parte das crianças.

De acordo com posts dos pais e mães nas redes sociais, o Colégio Metodista indicou o Colégio Anchieta como opção para receber parte dos alunos. Porém, a distância entre as escolas deve ser um complicador para muitos responsáveis. No fim da tarde, o antigo Colégio Barão de Mauá, atual IEBURIX ,e o Sapiens já se colocaram à disposição dos pais para conversar sobre o destino dos alunos.

Mas, além de buscar uma nova escola em poucos dias, os pais ainda buscam respostas em relação à devolução das taxas de matrículas e de mensalidades já pagas. O Colégio Metodista não informou como será feito o ressarcimento.

O advogado especializado em Defesa do Consumidor Arthur Rollo afirma que é uma situação difícil, já que não há muito que possa ser feito. “O mínimo que o Colégio deveria fazer é levantar as escolas de  mesma linha pedagógica mais próximas e tentar fazer uma parceria com esses colégios e ajudar nos encaminhamentos dos alunos. Facilitar um pouco a vida dos pais, uma lista com colégios, vagas e valor das mensalidades”, disse.

A presidente da Associação das Escolas Particulares do ABC, Oswana Famelli, lamenta começar o ano com uma notícia desta. “Acreditamos que as escolas das proximidades consigam absorver os alunos ainda antes do retorno às aulas na próxima semana”, afirmou.

 

Indenização

O advogado ressalta que cabe aos pais uma entrar com uma ação de danos morais. “Os responsáveis devem procurar o Ministério Público, a promotoria de São Bernardo, as seções da Infância e do Consumidor para que seja feito um acompanhamento nas ações do Colégio. Não é simplesmente fechar as portas e deixar os alunos sem escola, a instituição precisa responder pelas ações”, afirmou Rollo.

 

Nota oficial

O grupo Metodista, que passa por dificuldades financeiras há alguns anos, divulgou nota na qual explica o motivo da suspensão das atividades.  Leia na íntegra:  “O Colégio Metodista de São Bernardo suspendeu suas atividades. Todo apoio escolar e administrativo está sendo prestado às famílias e aos alunos, para que possam prosseguir regularmente com seu ano letivo em outras instituições. A escola pertence à Educação Metodista, que, em abril de 2021, entrou com pedido de recuperação judicial no TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul).

Com a decisão favorável da Justiça, o grupo garantiu proteção judicial para a manutenção de todas as suas operações, dando início a um processo de reorganização interna e de elaboração de um plano de recuperação que já estava em fase avançada. No entanto, em novembro de 2021, a Educação Metodista foi surpreendida por uma decisão liminar do STJ (Superior Tribunal de Justiça) contrária à recuperação judicial, que paralisou o processo de reorganização da instituição. O grupo já recorreu e aguarda o julgamento do recurso. A Educação Metodista acredita que a recuperação judicial é o caminho para reestruturar suas instituições de ensino e dar continuidade a suas atividades educacionais.”

 

Foto: Reprodução

 

Lei também

Rede Adventista oferece condições especiais e isenção de matrícula para alunos do Colégio Metodista

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *