ABC

Cães visitam crianças internadas no CHM para a Pet Terapia

As crianças internadas no CHM (Centro Hospitalar Municipal) de Santo André tiveram um pouco de diversão e alegria no último sábado, 11 de março. Os pequenos receberam a visita de cães para uma Pet Terapia. A iniciativa faz parte do processo de humanização do hospital. A cadelas Lua, da raça shitzu, e Carlota Mel, uma labradora foram as responsáveis pela interação.

A Pet Terapia é uma técnica que conta com os animais como apoio para tratamento, estimula o aspecto físico e emocional do paciente, proporcionando melhora na qualidade de vida e acelerando o processo de recuperação. As atividades foram realizadas pelos voluntários do grupo Dalai Pinho.

“Esse tipo de ação é muito importante porque melhora os quadros dos pacientes, diminui a ansiedade e proporciona um tratamento mais eficaz, estimulando a promoção à saúde, além de ser preventiva e curativa. Faz parte do tratamento mais humanizado que estamos oferecendo aos nossos pacientes”, disse o diretor geral da Rede de Atenção Hospitalar de Santo André, Victor Chiavegato.

Todos os cachorros são vacinados, passam periodicamente com veterinário e tomam banho sempre antes da visita. Os cães terapeutas recebem adestramento específico e precisam estar com a saúde em perfeitas condições. “São animais bastante acostumados com esse tipo de ação e com aglomeração de pessoas. Os resultados dessas visitas são extremamente positivos não só para os pacientes, mas também para os animais”, destacou a médica veterinária Lívia Benevides de Carvalho Miranda, responsável pela Pet Terapia do grupo Dalai Pinho.

Estudos apontam o efeito calmante e antidepressivo, o estímulo à integração social e a elevação da autoestima do paciente como alguns benefícios da Pet Terapia. Redução da pressão sanguínea e cardíaca, melhoria do sistema imunológico e do bem-estar geral também estariam associadas aos momentos de descontração.

“Muito bacana essa ação, muda o ambiente do hospital e traz mais esperança para as pessoas que estão internadas. Meu filho adorou os cachorros”, constata Ingrid Silva, de 28 anos, mãe do pequeno Arthur Miguel, de 5 anos, que está internado em razão de diabetes.

Como a Pet Terapia, outras diversas ações são realizadas dentro do CHM para proporcionar entretenimento para pacientes e acompanhantes, além de tornar mais humanizado o processo de hospitalização. Entre elas estão musicoterapia, contação de histórias, técnicas integrativas, além de palhaçadas e visitas religiosas.

 

Foto: Angelo Baima /PMSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *