ABC

Chuvas de Verão: S. Bernardo lança Operação Pé D´Água

Com temperaturas cada vez mais elevadas, os temporais prometem ser cada vez mais constantes. E, para evitar problemas que coloquem em risco a população de áreas vulneráveis, a  Prefeitura de São Bernardo lançou, nesta segunda-feira, 11 de dezembro, a sétima edição da Operação Pé D’Água. A ação, que vigora até o dia 15 de abril de 2024, é coordenada pela Defesa Civil Municipal e conta com ações diversas, desde o monitoramento das chuvas no município, mutirões preventivos nas áreas mais vulneráveis, além de plano de resposta para situações de emergência e eventuais incidentes.

O ato oficial foi realizado pelo prefeito Orlando Morando, durante solenidade no Salão Nobre do Paço Municipal, acompanhado por demais secretários da Administração municipal – ao todo, 13 secretarias estarão trabalhando em conjunto na força-tarefa.

“Nosso principal objetivo com a Operação Pé D’Água é preservar vidas. Por isso a ação preventiva é tão importante e por isso, desde que assumi a administração da cidade, já investimos R$ 100 milhões em intervenções estruturais nas encostas e livramos nossa cidade de problemas crônicos no entorno do Paço, em especial com a entrega do piscinão e da macrodrenagem. Nesses últimos três anos, com essas ações de prevenção, temos tido cada vez menos demanda nesse sentido”, disse Morando.

Dentro das ações preventivas executadas pela Operação Pé D´Água se destaca a capacitação dos agentes públicos, agentes comunitários de saúde, gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) e voluntários realizada em novembro, além dos mutirões para a conscientização dos moradores em áreas de riscos espalhadas pela cidade.

O secretário de Serviços Urbanos, Marco Cayres, destacou a importância da conscientização da população para o sucesso da Operação. “Nesses últimos anos conseguimos inserir em São Bernardo uma cultura da prevenção, e isso tem feito a diferença para o sucesso das nossas ações”.

Intervenções

Balanço feito pela secretaria de Serviços Urbanos observou que o total de intervenções da Operação Pé D’Água 2022/2023 dobrou em relação às ações do ano anterior (2021/2022): entre dezembro de 2022 e abril deste ano, foram registradas 512 ações – no mesmo período anterior, foram 260. O total de intervenções leva em consideração diversos tipos de atendimentos feitos pela Defesa Civil.

A maior parte das ações envolveram medidas para prevenir acidentes com árvore (176 intervenções) e ações contra riscos de desabamentos (121). As atividades durante os mais de quatro meses em que a operação vigorou incluíram ainda atuação contra riscos de deslizamento e escorregamento (24) e riscos por infiltração de águas pluviais (24).

Prevenção

 A Prefeitura de São Bernardo mantém ações permanentes para prevenir acidentes e minimizar os impactos das fortes chuvas, como é o caso da limpeza de piscinões, estações elevatórias, bocas de lobo e córregos. Desde 2017, a atual administração já investiu mais de R$ 500 milhões em obras estruturantes de combate aos impactos das chuvas, como pacote de taludes e obras de contenção de encostas, entrega do Piscinão do Paço, canalização dos córregos Saracantan, Pindorama, dos Lima e Ribeirão dos Couros, reforma e ampliação das elevatórias e obras de micro e macrodrenagem, além dos serviços permanentes com impactos indiretos, como zeladoria, coleta porta a porta, Programa Bota-Fora (coleta de grandes objetos), entre outros.

 

Fotos: Marcel Uyeta/PMSBC 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *