César Oliva (PSD) cumpre função como fiscalizador do Poder Executivo em São Caetano

O vereador é um fiscal, a palavra vereador deveria ser substituída por fiscalizador, que fique claro para a pessoa que pretende se candidatar ao cargo, que a função principal do vereador é fiscalizar. Esta definição do que deve ser o legislador dos municípios. ” Nós não somos eleitos para sermos puxa-saco de prefeito, para votar contra a população. Estamos aqui para representar a sociedade e fiscalizar o poder Executivo. Infelizmente, o que a grande maioria dos vereadores não faz. É cômodo ser eleito e virar um carimbador da prefeitura, quando a função do vereador é legislar e fiscalizar, tenho bem claro que essa é minha função”, além da pauta da segurança pública pela qual fui eleito”, disse o vereador de Sçao Caetano Cesar Oliva (PSD).  

No momento, o vereador está fiscalizando a instalação dos Conselhos Municipais. ”Em novembro e dezembro, a sociedade civil elegeu os representantes para os conselhos de Saúde, da Pessoa com Deficiência e o conselho da Mulher. Esses conselhos são compostos por pessoas da sociedade civil e pessoas nomeadas pelo poder Executivo”, explica Oliva. “O resultado das eleições e a nomeação são publicados no Diário Oficial, em seguida os conselheiros iniciam os seus mandatos de dois anos. Estamos em março, e ainda o prefeito não nomeou os conselheiros, e nem empossou nenhum dos conselhos da cidade. Aqui em São Caetano funciona assim, um total desrespeito, um ato antidemocrático “, denuncia. 

A esposa do vereador Camila Oliva é conselheira eleita pelo Conselho da Pessoa com Deficiência (COMPED), eles ganharam na justiça  Mandado de Segurança contra a Prefeitura que visa a nomeação e posse do COMPED. “O prefeito vai ter que cumprir a lei. Ele não está respeitando o edital e nem as Leis Municipais. Então, recorri ao Poder Judiciário para que prefeito José Auricchio Junior (PSDB) cumpra a lei municipal, é inacreditável”, disse César Oliva.  

 Para o vereador, Auricchio não prejudica só o Conselho, prejudica a comunidade e lembra que no Dia Internacional da Mulher, o Conselho da Mulher não foi empossado,” qual é o respeito que esse governo tem para com a mulher? Qual o respeito que esse governo tem para com o deficiente? 

“Temos um filho que nasceu com uma síndrome única no mundo, essa síndrome ainda não tem nome. Depois dessa experiencia, percebi como a sociedade precisa evoluir no quesito inclusão e acolhimento. Se temos uma sociedade mais acolhedora, mais consciente será uma sociedade melhor para todos. Com muito carinho e garra, eu e minha esposa Camila Oliva nos dedicamos à causa dos deficientes”, revelou. 

Na área da saúde, o principal projeto de César Oliva (PSD), que virou lei é o Cordão de Girassol, hoje é um símbolo de inclusão para a pessoa com deficiência. “Há várias deficiências, não só aquela que é visível, como exemplo a deficiência física. Podemos citar as síndromes, os transtornos ocultos, exemplo o autista. “acrescenta. 

 O vereador apresentou o projeto Cordão de Girassol que virou lei. ” A pessoa que estiver usando o cordão com o símbolo de girassol no pescoço ou o acompanhante, terá todos os seus direitos garantidos em qualquer ambiente, público ou privado, sem justificativas, evitando possíveis constrangimentos. Essa pessoa terá atenção diferenciada e acolhimento, mesmo não aparentando deficiência aparente, pois no primeiro olhar nem sempre é perceptível”, finaliza. 

 

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *