ABC

Buffets de Santo André podem abrir a partir de hoje

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, publicou hoje decreto no qual autoriza e define as regras para a reabertura dos buffets na cidade. OSehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) considera um avanço a medida que permite a abertura do setor. Os estabelecimentos estavam fechados desde 3 março por conta da pandemia, provocada pelo coronavírus, e que exigiu o distanciamento social. O decreto municipal 17.479 foi publicado ontem, quarta-feira, 9 de setembro, e vale a partir de hoje, dia 10.

“Somos gratos ao poder público municipal, especialmente ao prefeito Paulo Serra que se mostrou sensibilizado com a situação dos empresários desse setor e também acompanhou a luta para a reabertura, tão necessária depois de tanto tempo que permaneceram fechados”, afirma Wilson Bianchi, presidente em exercício do Sehal.

Por outro lado, os processos judiciais seguem para que os direitos sejam estendidos a todos os estabelecimentos do ABC. O Sehal disparou uma série de ações contra prefeituras e contra o Estado, e seguirá insistindo até conseguir o funcionamento de todos os estabelecimentos que representa.  

No último dia 4 de setembro, o Sehal ingressou com mais um mandado de Segurança contra o Governo do Estado de São Paulo, desta vez para permitir a abertura de buffets em toda a região. “Todos os recursos jurídicos necessários para viabilizar o tratamento igualitário entre os estabelecimentos serão usados”, explicam os advogados do Sehal, João Manoel Pinto Neto e Denize Tonelotto.

Para permitir a retomada segura, o Sehal criou um protocolo de abertura em parceria com o Grupo Betel Segurança de Alimentos. O documento possui todos os procedimentos a serem adotados para os cuidados com colaboradores e clientes. Além das orientações determinadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como distanciamento, disponibilização de álcool gel e uso de máscara, há normas específicas a serem seguidas pelos buffets.  Entre as regras estão incluídas a higienização de todo ambiente e equipamentos, antes e depois, da realização de cada evento. A capacidade de pessoas será limitada a 40% da ocupação e distanciamento mínimo de um metro e meio, entre as pessoas e mesas, com capacidade máxima de até seis pessoas, além de outras exigências contidas no decreto, inclusive a suspensão do serviço de Valet.

O ABC conta com 693 buffets, dos quais 225 em Santo André, conforme o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Enquanto os estabelecimentos de Santo André estão autorizados a funcionar a partir desta quinta-feira, os demais municípios deverão esperar o resultado das ações judiciais propostas pelo Sehal.

Foto: Arquivo pessoal

One thought on “Buffets de Santo André podem abrir a partir de hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *