Aumento de 667% dos casos de covid em um mês faz São Bernardo recomendar uso de máscara. Escolas fecham em Santo André e S.Caetano

Nos últimos dias, os casos positivos de covid-19 aumentaram no ABC, obrigando escolas  estaduais  suspenderem as aulas presenciais  para conter o surto. Em São Caetano, uma unidade da rede municipal também foi fechada hoje e os alunos voltaram para as aulas remotas por conta dos casos da doença. Mesmo sem reflexo nas internações e com basicamente casos leves, a alta deve ser vista com preocupação.

Para tentar evitar um avanço maior e que pessoas sem a vacinação completa possam ser acometidas por casos graves, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morado, recomenda o uso das máscaras em locais públicos e nas escolas.

A iniciativa segue orientação do Comitê de Combate ao Coronavírus do município e tem caráter preventivo, diante da projeção de nova alta de casos nos próximos dias.

De acordo com levantamento do Comitê, na última semana foram confirmados 414 casos de covid, o que representa um aumento de 667% em relação ao mesmo período do mês passado. Devido ao avanço da vacinação, os novos casos registrados não impactaram no aumento das internações, que se mantiveram estáveis no período, bem como o número de óbitos causados pela doença.

É importante destacar que a recomendação do uso de máscaras também de estende à rede pública (municipais e estaduais) e privada de ensino. A secretaria de Educação vai recomendar aos alunos das escolas municipais a usarem o item de proteção individual em todos os ambientes escolares. Entre abril e maio, o número de casos confirmados em escolas (municipais, estaduais e privadas) saltou de 4 para 169.

A recomendação será acompanhada pelas unidades técnicas, a fim de avaliar sua eficácia e garantir que não sejam necessárias medidas impositivas à população.

 

 

São Caetano

A EMEF Ângelo Raphael Pellegrino, de São Caetano, foi fechada hoje, 19 de maio, por causa dos casos positivos de covid. Além de alunos, oito professores estão com a doença. Para conter o surto, a unidade escolar ficará sem aulas presenciais por oito dias, segundo o prefeito José Aurícchio Jr. A prefeitura informou que o uso de máscaras já é recomendado, mas só é obrigatório no transporte. Porém, as secretarias da Educação e a da Saúde do município vão analisar os número e ver se será possível alguma restrição para conter o contágio.

 

 

Santo André

Na quarta-feira, 18 de maio, a  Escola Estadual Pedro Cia teve as atividades presenciais interrompidas e os alunos voltaram para as aulas remotas. No local há cerca de 20 casos de covid entre alunos e professores. Na cidade há ainda escolas da rede privada que têm casos confirmados e suspensão de classes inteiras.

 

Foto: EBC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *