Bem Estar

AstraZeneca desenvolve remédio para tratamento da covid

Matéria publicada pelo jornal inglês The Guardian na última semana aponta que os cientistas britânicos da farmacêutica AstraZeneca testam uma droga que poderia impedir o desenvolvimento da covid-19 pelas pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus.

O remédio, chamado de AZD7442, envolveria vários tipos de anticorpos monoclonais de longa ação criados em laboratório. A reportagem ainda explica que o remédio seria capaz de garantir imunidade instantânea contra a doença e poderia ser aplicada emergencialmente para conter surtos. Segundo o The Guardian, o remédio precisa ser aplicado até o oitavo dia da infecção para ter o resultado esperado.

A nova droga  seria uma alternativa para o tratamento da doença enquanto a vacina não está disponível para toda a população. O The Guardian mostra documentos sobre o ensaio clínico que foi enviado aos Estados Unidos, que já autorizaram os testes, que apontam a eficácia do AZD7442 para tratamento da exposição do novo coronavírus em adultos, impedindo que o vírus se ligue às células humanas.

Caso seja aprovada, já que está em testes em cerca de 100 hospitais em vários países do mundo, seria possível, segundo o estudo divulgado pelo The Guardian, ter a droga disponível já em março ou abril. Este prazo já leva em consideração a publicação dos testes, a revisão pelos pares e a aprovação pelas principais agências reguladoras.

A AstraZeneca também participa de estudos sobre a vacina contra a covid-19 em parceria com a Universidade de Oxford. O Brasil é um dos países que testam o imunizante, que deve ser produzido pelo Instituto de Biomanguios, da Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz.

Foto: EBC- Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *