ABC

Aos 55 anos, USCS reforça parcerias em beneficio à comunidade

Mais do que formar profissionais, as universidades são responsáveis por pesquisa e inovação e também por atendimento à comunidade. E é isso o que a USCS (Universidade de São Caetano do Sul) oferece para os alunos e para São Caetano. Quando comemora 55 anos, a instituição busca estar cada vez mais presente na vida da população com serviços gratuitos e de ponta, integrando a pesquisa com a prática.

Com recorde de alunos, 10.893, sendo 8.230 na graduação, 1.550 no colégio e 800 na pós, o reitor da instituição, Leandro Prearo, destaca que cada vez mais a USCS quer qualificar profissionais que estejam aptos ao que há de melhor no mundo.

Parte disso pode ser visto e reconhecido na área da saúde e veterinária. Mas, vai mais além, com atendimento em clínicas de psicologia, odontologia, fisioterapia, fabricação de remédios e também com assessoria judiciária, e outros. E este rol de serviços deve aumentar nos próximos meses. A USCS também é responsável pela avaliação da qualidade da água de diversos rios, inclusive o Tamanduateí e acompanha a situação dos afetados pelo rompimento das barragens em Minas Gerais.

Mas é na área de atendimento de saúde que o morador de São Caetano ganhará ainda mais. Nas última terça-feira, 01 de agosto, data do aniversário da USCS, Prearo fechou parceria com a Prefeitura para abrir a UBS Centro, que funcionará no campus da universidade na rua Pernambuco, região central. Será uma UBS Escola, com os alunos do curso de Medicina trabalhando em benefício á comunidade e ainda aprendendo. Para o prefeito José Auricchio Júnior, que é médico, é importantíssimo o espaço para a formação dos médicos da cidade.

Hoje, a USCS  também conta com 3 andares do Hospital São Caetano. No térreo funciona um centro de pesquisa que participou dos testes de duas vacinas contra a covid-19 e hoje ainda participa dos da Butanvac. Os outros dois andares atendem como hospital universitário. A parte da pesquisa ganhará prédio próprio e a expectativa é que o hospital possa funcionar totalmente.. “Estamos buscando parcerias para fazer com que todo o hospital volte a atender”, disse Prearo. O plano é conseguir R$ 150 milhões em recursos para reformar e equipar o local e criar um modelo misto de atendimento, que contemple convênios e SUS. Segundo ele, já há conversas para o projeto ser viabilizado e pode ser que a definição saia nos próximos meses.

Os alunos do curso de Medicina em breve também terão outro equipamento, o Pronto-Cardio, para atuar. “Será um marco para o ensino da medicina da cidade, proporcionando experiência que não existe em outras instituições”, disse o prefeito.

 

Hospital Veterinário

A saúde animal foi um dos destaques na cidade nos últimos meses. O hospital superou a meta e, segundo Prearo, já existe a possibilidade de ampliar o atendimento e até o funcionamento 24 horas. “O movimento é grande, isso porque o atendimento é de casos cirúrgicos e graves que são encaminhados via a Ubasa (Unidade Básica de Saúde Animal).” O Hospital Veterinário atende, além de cães e gatos, animais de grande porte, como cavalos e bichos exóticos, como aves, que, aliás, são necessários para o aprendizado dos alunos.

Além de equipamentos de tecnologia de ponta, o hospital foi planejado para ser escola dos alunos do curso de Veterniária, que terão que passar por lá em algum momento do curso.

 

Foto: Théo Lucano/Eagle News

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *