ABC

ABC começa a vacinar contra covid nesta terça

O ABC deve receber ainda hoje, 19 de janeiro, 80 mil doses da vacina CoronaVac contra a covid-19. A intenção do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC é começar a aplicação ainda nesta terça-feira de forma simultânea com todas as cidades.

A quantidade faz parte do primeiro lote de 6 milhões de doses que foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no último domingo. Como as doses foram adquiridas pelo Ministério da Saúde para compor o PNI (Plano Nacional de Imunização), foram divididas conforme a população de cada cidade do país.

Para o Estado de São Paulo, ficaram cerca de 1.300.200 doses. Deste total, houve também uma divisão por cidades de acordo com a população. Para as sete cidades do ABC (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) a soma fica em torno de 80 mil doses.

Segundo o prefeito de Santo André e presidente do Consórcio, Paulo Serra, a cada lote liberado pela Anvisa para aplicação, o ABC ficará com cerca de 6% do total para o Estado de São Paulo. Este total, disse Serra, é muito abaixo do necessário, mesmo para o primeiro grupo. “É apenas cerca de 40% do total que precisamos para vacinar todo o grupo de profissionais da saúde”, disse entre entrevista para o SP1 da Rede Globo.

Os prefeitos se reúnem hoje a tarde para definir o horário e como será vacinação.

Prioridades

O prefeito ressalta, entretanto, que ainda não é hora de correr para os postos de vacinação. Este primeiro lote será apenas para profissionais da saúde que estão na linha de frente do tratamento contra a covid-19 e a população indígena. Esta definição foi feita pelo Ministério da Saúde.

Assim que novos lotes chegarem, a população que receberá será avisada pelos órgãos públicos e pela imprensa.

O Instituto Butantan pediu ontem, 18 de janeiro, a liberação de novo lote de 4,8 milhões de doses da CoronaVac à Anvisa. Há ainda expectativa de 2 milhões de doses da vacina produzida pela AstraZeneca que devem chegar da Índia nas próximas semanas.

Foto: Divulgação Governo do Estado de S.Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *