ABC

Testagem de alunos e professores vai definir retorno às aulas em Santo André

A Prefeitura de Santo André dará inicio neste mês a um inquérito epidemiológico na rede de ensino. A iniciativa será uma ferramenta para retratar o atual cenário de alunos e professores que tiveram contato com o coronavírus e estão imunizados, e ajudará a pautar o município nas decisões quanto à retomada das aulas presenciais.

Na primeira fase, todos os cerca de 5 mil profissionais que atuam na rede municipal de educação farão exames de covid-19. Na segunda etapa, estudantes das redes municipal, estadual e privada serão testados por meio de amostragem, com critérios definidos pela Secretaria de Saúde. Profissionais que atuam nas redes estadual e privada também serão testados por amostragem.        

“A importância da testagem é para que nós tenhamos um retrato de como  está a condição de saúde dessas pessoas e a disseminação da covid-19. É importante saber como está essa realidade entre os alunos e profissionais de educação da cidade de Santo André para pautar nossas decisões”, explicou a secretária de Educação, Gilzane Machi

A forma de cadastro para realização dos testes e o local dos exames serão divulgados nos próximos dias pela Prefeitura de Santo André.

Histórico – Santo André conta com um amplo programa de testagem de coronavírus, que já realizou mais de 70 mil exames. Os testes são feitos em visitas das equipes da Saúde em domicílios, no Centro de Enfrentamento à covid-19 localizado na região central da cidade, e ainda em formato drive-thru, no estacionamento da Craisa.

Os testes foram realizados principalmente em profissionais de setores que retomaram as atividades econômicas, como farmácias, supermercados, açougues, profissionais de saúde da rede pública, profissionais liberais da saúde privada, servidores, motoristas de ônibus, funcionários de postos de combustíveis, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, dentistas, fisioterapeutas, bancários, porteiros, zeladores de condomínios, restaurantes, bares e buffets.

Além disso, o município também realiza testagem em idosos e gestantes.

Foto: Alex Cavanha/PSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *