ABC

Santo André troca garrafa pet por ração para cães e gatos neste sábado, 30 de janeiro

O estacionamento do Paço Municipal de Santo André recebe neste sábado, 30 de janeiro, das 10h às 15h, mais uma edição do Moeda Pet no formato drive-thru. Desde seu lançamento, em dezembro de 2019, esta é a quarta vez que o programa é realizado de forma a possibilitar que a troca de garrafas pet por ração seja feita sem a necessidade de carro.

“Além do impacto na causa animal, o programa Moeda Pet também protege o meio ambiente, ao retirar plástico de circulação. Santo André realiza coleta seletiva e possui outros programas, entretanto, sabe-se que muito se perde e acaba parando indevidamente no aterro sanitário. Com o Moeda Pet ganha o ambiente, a sociedade e ganham os animais”, reforça o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Cada quilo de garrafa plástica é trocado por um quilo de ração. Quem participa pode levar o alimento para casa ou fazer a doação no local, que é destinada para a Uapa (União Andreense Protetora dos Animais), entidade que faz a distribuição entre os protetores independentes cadastrados.

Quem não conseguir juntar um quilo de garrafas – já que 20 garrafas pet de dois litros, ou 26 de um litro equivalem a um quilo de ração- pode apenas ir doar as garrafas que acumulou. Neste caso, toda a arrecadação de rações será revertida para as protetoras de animais.

Em 2020, o Moeda Pet foi responsável pela distribuição de aproximadamente três toneladas de ração para tutores e protetoras de animais, e pela arrecadação de 73 mil garrafas pet.

“Essa marca foi alcançada mesmo após mudanças no planejamento inicial das ações, que foi prejudicado por conta da pandemia de coronavírus”, destacou Picarelli. Todo material reciclável é remetido para as cooperativas localizadas no Aterro Municipal, vendido e o valor revertido para as famílias cooperadas.

O programa é uma ação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, que conta com parceria da farmácia de manipulação veterinária Farma Bichos e do Dr. Vet Hospital Veterinário.

A iniciativa também conta com o apoio do Departamento de Vigilância à Saúde, do Banco de Rações do Fundo Social de Solidariedade e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que encaminha todo o reciclável arrecadado para as cooperativas de reciclagem.

 

Foto: Alex Cavanha/PSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *