Economia

Especialista dá dicas para sair das dívidas e conquistar a liberdade financeira ainda em 2020

A estimativa é que aproximadamente 61 milhões de brasileiros, quase 30% da populaçãotenham começado o ano de 2020 com alguma conta em atraso e com o CPF restrito, segundo dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Para sair das dívidas não há fórmula mágica, e preciso esforço e dedicação. 

A especialista em finanças pessoal Verônica Lyra lista algumas dicas que podem ajudar a sair das dívidas e conquistar a liberdade financeira ainda em 2020.

Dica 1 – Estude Educação Financeira

Isso mesmo, quem quer ser próspero terá que buscar informações. Hoje tem muita coisa sobre o tema na internet que é excelente e gratuita. Basta filtrar as fontes confiáveis. Assim você começa a planejar uma boa estratégia, de ataque, para virar o jogo.

Dinheiro é como um jogo de xadrez, para ganhar o jogo é preciso estratégia e planejamento. Ainda tem uma vantagem nesse conhecimento adquirido os bancos estão dando até 90% de descontos nas dívidas de clientes que fazem um curso de educação financeira.

Dica 2 – Envolva toda família no planejamento

De nada adianta apenas um membro da família se esforçar e os outros fingirem que nada está acontecendo. Todos precisam puxar a corda para o mesmo lado. Geralmente a situação financeira da família chegou na situação atual com a presença de todos.

Dica 3 – Liste todas as dívidas e renegocie

Priorize as dívidas que possuem juros mais altos ou garantia real como: Cheque especial, cartão de crédito, financiamento imobiliário e de veículos.

Dica 4 – Metas

Tenha metas mensais de gastos essenciais, se nesse primeiro momento for preciso racionar muito, reduza bastante os gastos que não são obrigatórios ou substitua, e em último caso corte. Tenha certeza que será um sacrifício por tempo determinado. E logo essa situação estará regularizada. Após esse processo, sua vida está organizada e nunca mais será a mesma.

Dica 5 – Anote tudo

Anote todas as entradas e saídas, não tem como ter controle sem anotações. Use caderno, planilha, app. Use o que for melhor para você

Dica 6 – Não faça novas dívidas

Essa caixa d’água só encherá senão tiver furos. Caso contrário você estará enxugando gelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *