ABC

2ª UBS da Vila São Pedro, em S.Bernardo, começa a funcionar nesta segunda, 04 de setembro

O prefeito Orlando Morando entregou nesta sexta-feira, 01 de setembro, a segunda UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila São Pedro. O equipamento, implementado em área subutilizada do CREC (Centro Recreativo, Esportivo e Cultura) do Complexo da Arena Olímpica (Rua Tiradentes, 1845), será o 34° da rede de Atenção Básica do município. A unidade inicia os atendimentos nesta segunda-feira, 04, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Na solenidade, o chefe do Executivo detalhou que a medida irá desafogar os serviços da atual UBS do bairro. “A Vila São Pedro é um dos maiores bairros da nossa cidade, com alta demanda em saúde, e que a partir de agora passa a contar com uma nova UBS e toda a infraestrutura necessária para atender aos moradores, com consultórios, sala de vacina, sala de medicamento e muito mais. Além do investimento na nova unidade, esse espaço será um grande complexo de serviços para os moradores da Vila São Pedro, que já abriga escola, teatro, e em breve terá também uma nova creche”, detalhou Morando.

O evento de entrega do novo equipamento também contou com presença do secretário de Saúde Geraldo Reple Sobrinho, do deputado federal Marcelo Lima, da primeira-dama e deputada estadual, Carla Morando, vereadores da base aliada e moradores do entorno.

 

Investimento

O investimento de aproximadamente R$ 400 mil foi aplicado na readequação do antigo prédio da secretaria de Esporte para implantação da nova UBS, que contará com três Equipes de Saúde da Família (ESF), com capacidade de atendimentos para 12 mil moradores do entorno e oferta de 5 mil consultas por mês. Ao todo, serão 35 profissionais de saúde atuando no novo espaço.

“Com esse novo equipamento, estamos trazendo para mais perto da população da Vila São Pedro os serviços de saúde, especialmente aos moradores da parte mais alta do bairro”, complementou Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

 

 

 

Estrutura

 A nova unidade contará com seis consultórios, salas de acolhimento, de vacina, de curativo, de coleta, de emergência, farmácia, copa, vestiários e recepção, instalados em uma área de 600m², dividida em dois pavimentos. O horário de funcionamento da nova UBS será das 7h às 19h.

 

Unidade definitiva

Em junho, o prefeito assinou a ordem de serviço para a construção da UBS Vila São Pedro II, em caráter definitivo, como parte do Prosabs (Programa de Recuperação e Ordenamento Sócio Ambiental dos Bairros de São Bernardo). O investimento de R$ 12,5 milhões contemplará uma das UBSs mais modernas da região e do Brasil. A estrutura sustentável contará com quatro blocos interligados, com recepção, sala da comunidade, farmácia, auditório, sala de amamentação, 14 consultórios indiferenciados, dois consultórios ginecológicos, odontologia com raio-x e seis consultórios odontológicos, área administrativa com vestiários, refeitório, almoxarifado e gerência, entre outros espaços, além de sistema de placas fotovoltaicas para captação de energia solar, gerando diminuição de consumo e valor na conta de energia elétrica.

 

Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *