eaglenews

O-RAN Global PlugFest 2021 demonstra ecossistema mais forte e soluções em amadurecimento

BONN, Alemanha 16/12/2021 –

A O-RAN ALLIANCE organizou com sucesso sua O-RAN Global PlugFest 2021 para demonstrar as funcionalidades e a interoperabilidade entre diversos fornecedores dos equipamentos de rede baseados em O-RAN.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20211215005976/pt/

O-RAN Global PlugFest 2021 Integration and Testing Configuration (Graphic: Business Wire)

O-RAN Global PlugFest 2021 Integration and Testing Configuration (Graphic: Business Wire)

A O-RAN ALLIANCE é uma comunidade mundial de mais de 300 operadoras, fornecedores e instituições de pesquisa e acadêmicas que trabalham de forma transparente para desenvolver um ecossistema de RAN aberto e sustentável. 30 operadoras de redes móveis comprometidos com a O-RAN atendem a mais de 4,5 bilhões de assinantes no mundo.

A O-RAN Global PlugFest 2021 — o terceiro evento mundial de teste e integração da O-RAN — demonstrou o vigor do ecossistema O-RAN e seu impulso global rumo a redes de acesso por rádio (Radio Access Networks, RAN) abertas e inteligentes. A O-RAN PlugFest se expandiu de quatro para sete locais de realização no mundo e 94 empresas participantes. Muitas das empresas contribuíram para diversos locais, levandoàPlugFest um total de 144 participantes corporativos, em contraste com os 70 participantes da PlugFest 2020.

“A participação diversa e ampliada de empresas de todo o ecossistema tecnológico na O-RAN Global PlugFest 2021 demonstra a crescente determinação por trás da Open RAN e sua relevância para o nosso setor”, declarou Alex Jinsung Choi, diretor de operações (COO) da O-RAN ALLIANCE e vice-presidente sênior de estratégia e inovação tecnológica da Deutsche Telekom. “A estrutura conjunta, aberta e coordenada da O-RAN Global PlugFest é fundamental para que todos os membros da O-RAN colaborem na comunidade e acelerem o desenvolvimento do ecossistema de soluções Open RAN comercialmente disponíveis.

Interoperabilidade entre diversos fornecedores de testes, controladores de rádio inteligentes, O-Cloud, segurança de infraestrutura e funcionalidade de ponta a ponta

No geral, a O-RAN Global PlugFest oferece uma grande oportunidade para o setor enfrentar desafios de integração de modo eficiente e realizar importantes progressos no desenvolvimento de produtos O-RAN comerciais. E a PlugFest deste ano não foi uma exceção, como ficou demonstrado pelas conquistas alcançadas:

  • A PlugFest deste ano comprovou maturidade avançada das implementações Open Fronthaul (OFH). A interoperabilidade foi atingida entre muitos fornecedores em diferentes configurações de rede, classes de estação base, perfis de OFH e combinações de produtos RU/CU-DU.
  • Foram feitas várias demonstrações de aplicações avançadas que utilizam o controlador de rádio inteligente em tempo quase real (Near-Real-Time Radio Intelligent Controller, Near-RT RIC) e o RIC em tempo não real (Non-Real-Time RIC, Non-RT RIC) O-RAN, como detecção e recuperação automatizadas de interrupção de rede, e garantia de latência para fatiamento de rede de ponta a ponta. Muito dos esforços também se direcionaram a interfaces RIC de teste individuais, protocolos de aplicativos, além de xApps e rApps relacionados.
  • Diversos locais do evento testaram com sucesso produtos O-Cloud e integrações de RAN virtualizadas de diversos fornecedores.
  • Testes específicos lidaram com a segurança da infraestrutura O-RAN.
  • Graças ao entusiasmo eàgrande colaboração da comunidade O-RAN, vários testes de funcionalidade de ponta a ponta O-RAN aprovaram elementos de rede central de produção, e muitos outros utilizaram simuladores.
  • Todos os locais de realização provaram a prontidão de equipamentos de teste avançados e simulação de diferentes partes da rede.
  • A PlugFest apresenta combinações gerenciadas de testes locais e remotos como reflexo da situação da pandemia de Covid-19 em diferentes partes do mundo.

Na Ásia, a O-RAN Global PlugFest 2021 foi realizada em quatro locais.

A O-RAN PlugFest no Japão foi realizada por NTT DOCOMO, KDDI, Rakuten Mobile, SoftBank e YRP na área de Tóquio e em Yokosuka. As atividades se concentraram em testes de interoperabilidade entre diferentes fornecedores de interface Open Fronthaul em configuração 5G NSA/SA para atingir rendimento de 1 Gbps DL, além de integrações vRAN entre diferentes fornecedores.

Outra linha se concentrou em testes de conformidade de 3GPP RF e demonstração de detecção e autorreparação autônomas de interrupção de RAN utilizando controladores Non-RT RIC e Near-RT RIC O-RAN. O conceito de Near-RT RIC e os mecanismos detalhados também foram apresentados para apoiar a garantia de latência para fatiamento de rede de ponta a ponta. Foram identificados como resultados de estudos possíveis parâmetros a serem compatíveis nas especificações O-RAN.

Como atividade complementar, determinados participantes iniciaram um estudo sobre características de emissão de RAN.

Além das organizações apresentadoras, estiveram entre as participantes Fujitsu, HCL,JMA Wireless, Keysight Technologies, NEC, Nokia, NVIDIA, Samsung, VIAVI Solutions e Wind River.

A O-RAN PlugFest na República da Coreiain foi realizada pela LG Uplus pela primeira vez no país em seu laboratório de inovação para 5G no LG Science Park em Seul. O foco principal esteve em avaliação de Open Fronthaul para a interoperabilidade entre diferentes fornecedores de um sistema 5G SA (FR1, TDD).

Além das organizações apresentadoras, estiverem entre as participantes Altiostar, DZS, Intel, Keysight Technologies e NEC.

As atividades da O-RAN PlugFest no OTIC e no laboratório de segurança da Auray, e na Chunghwa Telecom, em Taiwan, contaram com duas organizações apresentadoras:

A Auray em seu centro aberto de teste e integração (Open Test and Integration Center, OTIC) e laboratório de segurança em Taoyuan, Taiwan, que realizou testes de interoperabilidade entre diferentes fornecedores para situações em ambiente interno concentradas em Open Fronthaul, além de situações consonantes com a especificação v 2.0 de testes de ponta a ponta O-RAN.

A Chunghwa Telecom, em Yangmei, apresentou a validação de soluções E2E de diferentes fornecedores para O-RU, O-CU/O-DU com rede central real, bem como a demonstração de gerenciamento e orquestração de serviço com uso de Non-RT RIC O-RAN.

Além das organizações apresentadoras, estiverem entre as participantes Aethertek,Alpha Networks, Arcadyan, Calnex, Compal, Delta Electronics, Foxconn, iConnext, Institute for Information Industry, Intel, Inventec, IP Infusion, ITRI, JPC Connectivity, Keysight Technologies, Lions Technology, Liteon, Metanoia Communications, MICAS, MiTAC Computing, NKG, O’Prueba, Pegatron, QCT, Rohde & Schwarz, Sageran, Sercomm, VIAVI Solutions, Wiwynn e WNC.

A O-RAN PlugFest na Índia foi apresentada pela Bharti Airtel no NOC Manesar em Gurgaon, Déli.

O foco principal foi a gestão de tráfego utilizando Near-RT RIC O-RAN, segurança de infraestrutura física, teste de M-plane e S-plane O-RU, testes de gateway Open Fronthaul e testes E2E de solução O-RAN.

Além da organização apresentadora, estiveram entre as participantes AMI, ASOCS, Capgemini Engineering, Cisco, Intel, IP Infusion, Keysight Technologies, Mavenir, Sercomm, STL, TCS, VIAVI Solutions, VMware e VVDN.

A O-RAN Global PlugFest 2021 na Europa foi realizada em dois locais

A O-RAN PlugFest apresentada pela Skoltech foi realizada em seu laboratório de OpenRAN 5G em Moscou.

As atividades se concentraram em validação de conformidade 3GPP para O-RU e integração de ponta a ponta de O-RAN 5G gNB com núcleo 5G comercial.

Além das organizações apresentadoras, estiverem entre as participantes Foxconn, Keysight Technologies e Xilinx.

BT, Deutsche Telekom, Orange, Telefónica, TIM e Vodafone se uniram ao Telecom Infra Project (TIP) para apresentar a O-RAN e TIP PlugFest europeia de modo conjunto em quatro OTICs europeus, localizados em Berlim, Madri, Paris e Torino.

O foco esteve em testes de conformidade O-RU, integração de diversos fornecedores E2E com testes de desempenho e funcionais, testes de carga e escala de O-CU, testes de segurança, validação e demonstração de RIC, xApps e rApps, demonstração de arquitetura baseada em O-RAN de diversos fornecedores e transporte xHaul.

Além das organizações apresentadoras, estiveram entre as participantes Accelleran, ADVA, Advantech, AirHop Communications, Anritsu, Capgemini Engineering, Ciena, Cisco, Comba Network, Dell Technologies, DZS, EANTC, EXFO, Facebook, Foxconn, Fujitsu, Intel, IP Infusion, IS-Wireless, JMA Wireless, Juniper Networks, Keysight Technologies, Mavenir, MICAS, MTI, NEC, ONF, Precision OT, Radisys, Rohde & Schwarz, VIAVI sSolutions, VMware, Wind River, Wiwynn e Xilinx.

Na América do Norte a O-RAN Global PlugFest 2021 reuniu empresas e instituições acadêmicas.

Os eventos conjuntos O-RAN, TIP, Linux Foundation PlugFest e provas de conceito apresentados por AT&T e Verizon foram realizados em três laboratórios nos Estados Unidos: o laboratório NSF POWDER e a Universidade de Utah em Salt Lake City, o laboratório NSF COSMOS na Universidade Rutgers em Nova Jersey e o TIP Community Lab no campus do Facebook (META) em Menlo Park, Califórnia.

As atividades da PlugFest se concentraram em testes de conformidade Open Fronthaul e interoperabilidade entre diferentes fornecedores. Provas de conceito demonstraram o comportamento da infraestrutura O-Cloud em aplicativos sensíveis a latência, demonstração RIC de procedimentos bem-sucedidos de E2AP e coleta de medições por modelo de serviço E2, acordo de nível de serviço de fatiamento RAN, gerenciamento habilitado por inteligência artificial de RAN por diversos operadoras/fornecedores com fatiamentos entre diversos fornecedores e agrupamento O-RU.

Além das organizações apresentadoras, estiveram entre as participantes Analog Devices, Anritsu, Calnex, Capgemini Engineering, Casa Systems, CIG, Commscope, Corning, Foxconn, Fujitsu, highstreet technologies, Intel, IP Infusion, JMA Wireless, Juniper Networks, Keysight Technologies, Mavenir, MTI, National Instruments, NEC, Radisys, Rohde & Schwarz, VIAVI Solutions, VVDN e Wind River.

Saiba mais sobre a PlugFest neste artigo de blog.

A O-RAN ALLIANCE está preparando um PlugFest Virtual Showcase — disponível em breve no endereço www.o-ran.org — para possibilitar que o público interessado explore a O-RAN Global PlugFest 2021 em detalhes.

Sobre a O-RAN ALLIANCE

A O-RAN ALLIANCE é uma comunidade mundial com mais de 300 operadoras de rede móvel, fornecedores e instituições de pesquisa e acadêmicas que operam no setor de redes de acesso por rádio (Radio Access Networks, RAN). Como a RAN é uma parte essencial de qualquer rede móvel, a missão da O-RAN ALLIANCE é reformular o setor para redes móveis mais inteligentes, abertas, virtualizadas e totalmente interoperáveis. Os novos padrões de O-RAN permitirão um ecossistema de fornecedores de RAN mais competitivo e vibrante, com inovação mais rápida para melhorar a experiência do usuário. As redes móveis baseadas em O-RAN melhorarão, ao mesmo tempo, a eficiência das implementações de RAN e as operações das operadoras móveis. Para atingir esse objetivo, a O-RAN ALLIANCE publica novas especificações de RAN, lança software aberto para a RAN e apoia seus membros na integração e teste de suas implementações.

Saiba mais em www.o-ran.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato de RP da O-RAN ALLIANCE

Zbynek Dalecky

pr@o-ran.org

O-RAN ALLIANCE e.V.

Buschkauler Weg 27

53347 Alfter/Alemanha

Fonte: BUSINESS WIRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *