Música e narração de história fortaleceram vínculos e o protagonismo de idosos

São Paulo 27/1/2022 – Projeto desenvolvido durante a pandemia impacta moradores atendidos na Comunidade Kolping

“Acorda meninas, está chegando a hora de despertar. Vamos lá para a nossa aula de história…”. É com essa frase que Gina, uma das idosas que participa do grupo formado pela Arte Despertar (AD), na Comunidade Kolping, do Jardim São José em São Paulo, desperta os amigos em uma rede social às 8h da manhã de sexta-feira.

A Arte Despertar utiliza a narração de histórias e a música para se conectar com as pessoas e ressignificar o momento vivido por cada uma, visando ampliar o repertório cultural e amenizar sentimentos como ansiedade e estresse enfrentados por cada atendido do projeto. O trabalho na Comunidade Kolping teve início no mês de fevereiro, atendendo semanalmente cerca de 20 a 25 idosos, que se conectavam pela internet com os arte-educadores da AD Sandra Lessa (contadora de histórias) e com o João Rodrigues (músico).

“Conseguimos impactar cerca de 49 idosos inscritos no nosso projeto, pois muitos não conseguiram entrar on-line, mas todas as semanas recebemos as histórias e disponibilizamos para todos assistirem. Esta parceria foi e está sendo muito importante para nós. Ela veio em um momento de pandemia, e através do carisma e carinho dos profissionais de contação de história e música, despertou neles algo que estava adormecido, pois a cada encontro eles puderam vivenciar situações de sua vida contada em rimas e contos”, contou Adriana Monteiro dos Santos, coordenadora do Projeto Renascer.

“Os encontros são muito importantes, pois fortalecem o sentimento de pertencimento, de ocupar o seu lugar no mundo enquanto idosos, respeitando seus direitos de cidadão e inclusão social. Assim, fortalece o âmbito familiar e por sua vez impacta positivamente na comunidade”, concluiu Adriana.

Devido à pandemia, as atividades do projeto Promovendo Cultura nos Hospitais aconteceram de maneira virtual com atendimentos em tempo real ou por meio de vídeos gravados pelos arte-educadores. Em espaços de saúde, cultura, educação e assistência social. Realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto conta com o patrocínio das seguintes empresas: ABL – antibióticos do Brasil, Aché Laboratórios Farmacêuticos, Bristol, BR Partners, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Drogaria São Paulo e Johnson & Johnson / Janssen Cilag Farmacêutica.

Website: http://www.artedespertar.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *