Volks coloca 3 mil metalúrgicos em férias por falta de peças

A Volkswagen informou que colocará 3 mil trabalhadores produção da planta de São Bernardo férias coletiva. O motivo, mais uma vez, é a falta de peças e componentes eletrônicos para finalizar a produção dos veículos. Os metalúrgicos ficarão fora da fábrica por 10 dias, de 27 de junho a 07 de julho. A montadora já havia colocado cerca de 2,5 mil metalúrgicos em coletivas no mês de maio por problemas na cadeia de fornecimento de peças.

O coordenador-geral da representação na Volks, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, ressaltou que a falta de componentes tem impactado não só o ramo automotivo, mas todo setor industrial brasileiro.

“Este é um problema que vem afligindo não só a indústria automobilística. Toda a indústria nacional vem sendo impactada. Isso acaba atingindo diretamente os trabalhadores. A falta de política industrial e de desenvolvimento no país tem causado a desestruturação da cadeia produtiva nacional”, afirmou.

O dirigente sindical também destacou que o acordo vigente na montadora, negociado entre Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a empresa, permite que os trabalhadores tenham tranquilidade em relação aos empregos e garante previsibilidade sobre o futuro da fábrica.

“É muito importante neste momento termos um acordo de longo prazo que prevê situações como esta que vem perdurando a muito tempo. O acordo dá previsibilidade para trabalhadores se organizarem e também para a empresa pensar o futuro da planta”, disse.

A Volks conta com cerca de 8,2 mil trabalhadores, sendo 4,5 mil na produção.

 

Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =