Vereadora Bruna Biondi (Psol) é a primeira mulher de esquerda eleita na Câmara Municipal de São Caetano

Bruna Biondi (Psol), vereadora de São Caetano eleita aos 21 anos, com 2.101 votos, está em sua primeira legislatura e encabeça mandato coletivo Mulheres por Mais Direito, que é uma nova forma de organização política.  

O fato de ser mulher, de esquerda e ainda em um mandato coletivo, faz com ela enfrente resistência desde o primeiro dia na Câmara Municipal, segundo afirmou, que começou quando apresentou suas co-vereadoras, Fernanda Gomes e Paula Áviles.  

 Bruna ressalta que durante as sessões plenárias na Câmara,  sua fala é sempre interrompida, que o seu direito regimental na maioria das vezes é negado. Em um vídeo (Machismo na Câmara de São Caetano), em uma sessão onde os ânimos estavam bem exaltados, a vereadora cita que 19 emendas do Psol foram rejeitadas. Em um dos projetos na área da educação, ela quer garantir a participação da comunidade escolar, na escolha da direção, incorporando os alunos nessa decisão, “Não vou me ater a discutir a emenda, porque o que aconteceu nesta sessão foi vergonhoso”, disse. 

 

As mulheres são protagonistas da história 

O mês de março é intitulado o Mês da Mulher, já que o Dia Internacional da Mulher é  8 de março. O dia não é visto apenas como data comemorativa ou comercial, como tantas outras que existem em nosso calendário, tem raízes históricas respeitáveis, a data é um marco para reivindicar igualdade de gênero.  

“Em Nova York no dia 25 de março de 1911, em um incêndio na fábrica Triangle  Shirtwaist Company, quando morreram 125 mulheres, essas mulheres socialistas exigiam seus direitos e condições de trabalho”, ressalta a vereadora.  

Bruna destaca que passados mais de 100 anos, o mundo continua tentando calar a voz feminina. ”Acontece comigo e com muitas mulheres. Não é diferente nos dias de hoje”, finalizou. 

 

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *