Economia

Vendas de Páscoa devem crescer 6% em 2025, mesmo com valor do chocolate, estima ACISBEC

Passar pelo varal de ovos de Páscoa nos supermercados é motivo de sair correndo ou chorando. O preço do produto, puxado principalmente pela alta do valor do cacau no mundo, devido a uma diminuição do cultivo, tem se mostrado bem acima das expectativas do consumidor. Mas, como brasileiro é brasileiro, depois da reclamação vem as compras. Por este e outros motivos, o comércio tem motivos para comemorar nesta Páscoa, celebrada em 20 de abril. A Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) projeta um crescimento de 6% nas vendas em comparação ao ano passado. Para impulsionar o consumo, lojistas e supermercados anteciparam a exposição de produtos, apostando na atração visual e no desejo dos consumidores.

O Grupo Bem Barato, rede de supermercado com unidades na Região, acredita em um bom desempenho nas vendas, embora reconheça que o aumento dos preços pode impactar os resultados.

“Investimos na compra do produto, na exposição estratégica e na precificação. A expectativa é superar os números do ano passado, mas sabemos que o encarecimento dos itens pode influenciar o resultado final,” explica Rodolfo Gualberto de Souza, gerente da loja Baeta Neves

Nas lojas da rede, a disposição dos ovos de Páscoa segue a tradição das ‘parreiras’, onde os clientes podem escolher os produtos de forma intuitiva. “Iniciamos essa exposição já em março, e a estratégia tem atraído bastante os consumidores”, destaca Souza.

 

Aposta

Para a Acisbec, as expectativas para 2025 são ainda mais positivas do que as de 2024, impulsionadas pelo forte apelo emocional da data e pela inovação do setor. Segundo Valter Moura Júnior, presidente da entidade, as estratégias adotadas pelo comércio e pela indústria fazem a diferença no comportamento de compra.

“Decorações temáticas, embalagens diferenciadas e produtos que acompanham brindes são grandes atrativos. Quanto antes esses itens estiverem disponíveis, maior é o encantamento do consumidor, que muitas vezes compra por impulso. Além disso, mesmo aqueles que deixam para a última hora acabam sendo impactados pelas promoções e levam algo para casa”, analisa Moura Júnior.

 

Carga tributária 

Apesar do otimismo do setor, os preços dos ovos de Páscoa continuam sendo um desafio para os consumidores. Um dos principais fatores responsáveis por essa alta é a carga tributária embutida nos produtos.

Segundo um levantamento do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), 38,53% do valor dos ovos de Páscoa correspondem a tributos. Para quem busca alternativas mais acessíveis, os encargos também são elevados: no caso do chocolate, os impostos chegam a 39,61%.

Colomba pascal Chocolate: 38,68%

Ovo de Páscoa: 38,53%

Bombons: 37,61%

Vinho: 54,73%

Bacalhau importado: 43,78%

 

Sobre a ACISBEC

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura Júnior. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

 

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *